[weglot_switcher]

Bolsonaro ameaça demitir ministro da Saúde em plena crise da Covid-19

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde do Brasil, pediu ao presidente para não menosprezar o risco de contágio do novo coronavírus publicamente depois de Jair Bolsonaro ter qualificado a Covid-19 de “gripezinha”. 
29 Março 2020, 15h54

Há um braço-de-ferro em Brasília entre o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que poderá culminar com a demissão deste último do cargo governativo por ter emitido declarações públicas contra o presidente.

Segundo o jornal brasileiro “Estado“, também conhecido por “Estadão”, Luiz Henrique Mandetta pediu ao presidente brasileiro para não menosprezar o risco de contágio do novo coronavírus publicamente depois de Jair Bolsonaro ter qualificado a Covid-19 de “gripezinha”.

O ministro da Saúde brasileiro também pediu a Jair Bolsonaro de não dizer em público que iria apanhar o metro ou um autocarro em São Paulo, tal como dissera antes numa entrevista. Luiz Henrique Mandetta disse que não teria alternativa em criticar Bolsonaro caso o presidente, de facto, apanhasse os transportes públicos.

Face a estas declarações, Jair Bolsonaro disse que iria demitir o ministro da Saúde brasileiro.

O “Estado”, citando fontes anónimas, revelou ainda que Luiz Henrique Mandetta e a sua equipa não vão pedir a demissão no meio da crise, mas poderão estar prontos para abandonar o cargo quando a situação com a Covid-19 estiver ultrapassada.

O braço-de-ferro entre os dois aconteceu numa reunião este sábado onde estavam presentes altos membros da classe política brasileira.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.