[weglot_switcher]

Bombas abastecidas. Postos sem combustível caem 7% desde esta manhã

Requisição civil apresentada pelo Governo já apresenta resultados. Desde o inicio da manhã até às 17h00 desta terça-feira, 34 postos de abastecimento foram abastecidos com gasolina e gasóleo.
13 Agosto 2019, 17h38

A requisição civil em curso já apresenta resultados significativos. Segundo os dados preliminares da rede VOST Portugal, às 17h00 desta terça-feira, cerca de 437 bombas estão sem combustível, um dia depois do Governo ter decretado uma requisição civil.

Comparativamente a esta manhã verifica-se uma queda de 7% dos postos ‘secos’. Atualmente, existem 471 bombas condicionadas: 555 postos sem gasolina e 801 sem gasóleo, sendo que esta manhã registou-se 600 bombas sem gasolina e 857 sem gasóleo, de acordo com o site “Já não Dá para Abastecer”, da VOST. Olhando para os dados do primeiro dia de greve, que arrancou esta segunda-feira, o número de bombas esgotadas rondava os 527 postos.

Este segundo dia está a ser marcado pela requisição civil de motoristas, ontem decretada pelo Governo por considerar que não foram cumpridos serviços mínimos no dia do arranque da greve. Entretanto, as forças militares e de segurança também entraram em ação e já estão a guiar camiões com combustíveis.

A informação na plataforma das bombas de gasolina está em constante atualização, ressalva a plataforma. “Os dados constantes no site ‘Já Não Dá Para Abastecer’ são compilados através de informação recebida dos utilizadores”, informa, e que “tratando-se de uma plataforma de crowdsourcing, os dados são indicativos e sofrem alterações”. Assim, “a VOST Portugal efetuará todos os esforços para validar toda a informação que vai chegando”.

Na passada sexta-feira, o Governo decretou crise energética, que entrou em vigor a partir das 23h59 desta sexta-feira até às 23h59 de 21 de agosto em todo o território nacional. Com a declaração de crise energética, o Governo passa a dispor de  um amplo conjunto de poderes extraordinários para minorar os efeitos das perturbações no abastecimento energético.

Os limites de abastecimento anunciados são de 15 litros na rede prioritária e 25 litros nos restantes postos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.