O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quinta-feira que as negociações de paz na Ucrânia estão “condenadas”. Johnson acrescentou que qualquer conversa sobre paz “provavelmente irá fracassar”, comparando as conversas com Vladimir Putin a uma negociação com um “crocodilo”, segundo a “Reuters”.
Johnson disse que lidar com Putin era como “um crocodilo quando está com a perna na boca” e disse que é vital que os países ocidentais continuem a enviar armas para a Ucrânia.
O primeiro-ministro britânico fez a comparação enquanto se dirigia à Índia, cujo objetivo é incentivar o seu homólogo, Narendra Modi, a mudar de posição, atualmente neutra, em relação à guerra na Ucrânia. Johnson minimizou a probabilidade de a Índia encerrar os seus laços de longa data com a Rússia.
“É muito difícil ver como é que os ucranianos podem negociar com Putin agora, dada a sua manifesta falta de boa fé”, disse Johnson aos jornalistas. “A sua estratégia, que é evidente, é tentar engolir e capturar o máximo possível da Ucrânia e talvez ter algum tipo de negociação de uma posição de força.”
Johnson disse que líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, concordaram em fazer uma chamada esta semana, para discutirem o fornecimento de mais armas à Ucrânia, incluindo artilharia, enquanto a Rússia intensifica os seus ataques no leste da Ucrânia.
Ucrânia e Rússia não mantêm conversações de paz desde 29 de março, e a atmosfera entre os dois países piorou com as alegações ucranianas de que tropas russas realizaram atrocidades na cidade de Bucha, perto de Kiev. Moscovo negou as alegações.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com