[weglot_switcher]

Boris Johnson alerta para variante indiana do vírus

“Estamos a realizar uma grande quantidade de testes para encontrarmos surtos da variante indiana”, disse o primeiro-ministro britânico.
  • DR Daniel Leal-Olivas/ REUTERS
7 Maio 2021, 17h48

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, referiu esta sexta-feira que o governo precisa de encarar o surgimento de novas variantes da Covid-19 descobertas na Índia, que desde então começaram a se espalhar no Reino Unido.

“Acho que temos que ser muito cuidadosos. Estamos a realizar uma grande quantidade de testes para encontrarmos surtos da variante indiana”, explicou o primeiro-ministro do Reino Unido, citado pela agência “Reuters”.

A 28 de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a variante do vírus detetada na Índia já foi identificada em pelo menos 17 países. A estirpe B.1.617 foi detetada em mais de 1.200 sequências de genoma.

Segundo a OMS, a maioria das amostras “vem da Índia, Reino Unido, Estados Unidos e Singapura”. Em Portugal foram detetados seis casos daquela variante na última semana, todos “associados a Lisboa e Vale do Tejo”, apontou, a 28 de abril, o investigador João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A variante foi identificada pela primeira vez em março na Índia, onde uma nova vaga de infeções sobrecarregou o sistema de saúde, com escassez de oxigénio e de camas.

Até ao momento, a pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo a agência francesa AFP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.