[weglot_switcher]

Boris Johnson apoia os manifestantes de Hong Kong “até ao fim”

O candidato ao cargo de Theresa May admitiu estar do lado dos manifestantes de Hong Kong e sublinhou que o modelo “um país, dois sistemas” não deve ser posto de lado.
3 Julho 2019, 16h31

O candidato à corrida para a liderança do Partido Conservador, no Reino Unido, não escondeu estar do lado dos manifestantes de Hong Kong e referiu apoiar os protestos “até ao fim”.

Numa entrevista à Reuters, Boris Johnson comentou que “o povo de Hong Kong está no direito de estar céptico e preocupado com a proposta de extradição para o continente por ser politicamente motivada, arbitrária e por infringir os direitos humanos”.

“Por isso sim, eu apoio e tenho gosto em falar bem deles. Vou apoiá-los até ao fim”, rematou o antigo ministro dos negócios estrangeiros.

Na segunda-feira, centenas de manifestantes em Hong Kong cercaram e invadiram o Parlamento de Hong Kong após uma celebração que marcou o 22º aniversário da devolução do território à China pelos britânicos.

Hong Kong tem sido palco dos maiores protestos daquela região desde as manifestações na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em junho de 1989.

“Gostaria de sublinhar aos nossos amigos em Pequim que o modelo “um país, dois sistemas” funcionou, funciona e não deve ser descartada”, acrescentou o candidato ao cargo de primeiro-ministro durante a entrevista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.