[weglot_switcher]

Bosch e Universidade do Minho apresentam tecnologias que revolucionam paradigma da mobilidade

Comunicação entre carros em estreia em Portugal. A Bosch e a Universidade do Minho (UMinho) promoveram em Braga a estreia em Portugal da tecnologia que possibilita a comunicação entre veículos.
8 Julho 2018, 10h00

Os parceiros mostraram ainda soluções como o cockpit do futuro, câmaras de monitorização do condutor e a nova geração de Head Up Displays, entre outras soluções desenvolvidas no âmbito da parceria de inovação que une ambas as entidades desde 2013 e que envolveu, desde então, um investimento de 76 milhões de euros.

O evento “Innovative Car Experience” marcou o encerramento da segunda fase desta parceria de sucesso e contou com a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, reforçando assim o valor estratégico que esta parceria tem para o país.

A parceria entre a Bosch e UMinho tem contribuído para potenciar a inovação a partir de Braga e está a trazer tecnologias revolucionárias para o mercado da mobilidade. “Os projetos em que estamos envolvidos mostram claramente que Portugal e, mais concretamente, a Bosch em Braga, está na linha da frente no domínio da mobilidade. Daqui estão a sair soluções tecnológicas avançadas para os veículos do futuro, em parte graças às sinergias estabelecidas com a Universidade do Minho”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga.

A segunda fase da parceria de inovação entre a Bosch e a UMinho – Innovative Car HMI – envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e contou com um investimento de 54,7 milhões de euros entre 2015 e 2018. Os diversos projetos de investigação procuraram soluções para uma mobilidade sem acidentes, emissões ou stress, e para uma maior eficiência nos processos de produção.

A Bosch e Universidade do Minho submeteram candidaturas para um investimento acima dos 100 milhões de euros ao abrigo da nova fase desta parceria. Segundo salientou o administrador comercial da Bosch em Braga, Lutz Welling, a empresa “está na vanguarda da tecnologia automóvel e a parceria de inovação com a Universidade do Minho é um fator importante nesta transformação”.

Por sua vez, Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria, realçou a importância destes ‘clusters’ de projetos resultantes de parcerias como esta, na medida em que “estão a preparar a mobilidade do futuro”.

A governante salientou o facto destas soluções tecnológicas estarem prestes a chegar, muito em breve, a todo o mundo, levando o nome de Portugal além-fronteiras. “Este é um caso inspirador para outras parcerias e um exemplo excelente de como uma parceria entre universidades e empresas pode funcionar”, afirmou a governante que destacou ainda o impacto da Bosch na economia nacional, através da criação de postos de trabalho  e no investimento em várias áreas, sobretudo, na inovação: “é uma das empresas-âncora no âmbito da Indústria 4.0”. Ana Lehman frisou ainda que o programa do governo na modernização da indústria tem praticamente todas as medidas concretizadas e que está em preparação um conjunto de medidas complementares.

A Bosch está presente em Portugal desde 1911. Nos dias de hoje, o Grupo Bosch é um dos maiores empregadores do país, com 4.450 colaboradores (em 31 de dezembro de 2017) que contribuíram para gerar 1,5 mil milhões de euros em vendas internas em 2017.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.