O Banco Português de Fomento concluiu um investimento de quatro milhões de euros na Tupai – Fábrica de Acessórios Industriais, em parceria com a Flexdeal, SIMFE, através do Programa de Recapitalização Estratégica.
Fundada em 1976, a Tupai é uma referência no setor da metalomecânica ligeira, especializada na produção e acabamento de produtos de metal.
O objetivo é impulsionar a competitividade e inovação da empresa de Águeda, que se destaca no fabrico de acessórios industriais para o setor da construção civil.
Vitor Camarneiro, CFO da Tupai, citado na nota, diz acreditar que “esta parceria marca o início de uma nova etapa no crescimento da Tupai. Reforçaremos as nossas valências internas e consolidaremos a marca como referência europeia e mundial na indústria de ferragens”
“Realizado no âmbito do Programa de Recapitalização Estratégica – que apoia empresas economicamente viáveis em processos de modernização, crescimento e internacionalização –, o financiamento inclui 2,8 milhões de euros financiados pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e 1,2 milhões de euros provenientes de investimento privado da Flexdeal”, explica o Banco de Fomento.
A instituição financeira liderada por Ana Carvalho detalha que o investimento será concretizado através de uma combinação de instrumentos de capital e quase capital, envolvendo a aquisição de ações próprias e a emissão de obrigações convertíveis, com vista a proporcionar maior flexibilidade na estrutura de financiamento.
O montante total será alocado em duas tranches, permitindo uma implementação faseada e alinhada com os objetivos estratégicos e operacionais da empresa.
Este financiamento permitirá à Tupai alcançar dois objetivos estratégicos principais. Por um lado a modernização tecnológica e aumento da capacidade produtiva – A implementação de células robotizadas e softwares de gestão avançados resultará na modernização dos processos industriais, maior eficiência operacional e fortalecimento da sua posição competitiva no mercado.
Por outro fomentar a Investigação & desenvolvimento (I&D) e diversificação de produtos. “O apoio à inovação e ao desenvolvimento de novos produtos irá capacitar a empresa para entrar em novos mercados e reforçar a sua competitividade no panorama internacional”, refere o BPF.
A CEO do Banco Português de Fomento, sublinha que “este investimento reforça a capacidade produtiva e a inovação da Tupai, ao mesmo tempo que reflete o compromisso do BPF em apoiar setores estratégicos da economia nacional, promovendo a sustentabilidade e a inovação”.
“A Flexdeal congratula-se pela concretização da operação de coinvestimento com o Banco Português de Fomento, ao abrigo do Programa de Recapitalização Estratégica, na Tupai, empresa líder no setor das ferragens”, destaca Alberto Amaral, CEO da Flexdeal.
O Programa de Recapitalização Estratégica, com uma dotação de 200 milhões de euros, já analisou 99 candidaturas, das quais 28 foram consideradas elegíveis. Até agora, foram aprovadas 16 operações, tendo 15 sido já contratadas, representando um investimento total do FdCR de 87,5 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com