[weglot_switcher]

BPF diz que foram emitidas pré-aprovações de garantias a 125 mil empresas este ano

Em 14 semanas, “a simplificação e dinamização da BPF InvestEU permitiu superar os resultados dos três anos anteriores”, sublinhou Gonçalo Regalado, na apresentação das primeiras Conversas com Fomento.
14 Julho 2025, 00h26

O Banco de Fomento detalhou na apresentação das primeiras Conversas com Fomento que a linha BPF InvestEU  superou em 14 semanas os resultados dos três anos anteriores ao atingir 3.009 milhões de euros, entre financiamento total (637 milhões de euros), 1.012 milhões de euros pré-aprovados e 1.360 milhões em financiamento com Garantia BPF.

“As melhorias significativas da linha BPF Invest EU, levaram a resultados históricos, com mais de 16 mil candidaturas no montante de financiamento de 3 mil milhões de euros”, revela o banco promocional que adianta que foram emitidas pré-aprovações de garantias a 125 mil empresas.

O BPF revelou também que as candidaturas ao BPF InvestEU concentram-se essencialmente (70%) nos setores da Indústria, Comércio e Serviços. Para a Indústria foram 672 milhões de euros (25%) em 1.652 de candidaturas.

Todo o País está incluído no BPF Invest EU, revela a instituição.

O InvestEU é um programa europeu de cariz estratégico, que proporciona à União Europeia (UE) um financiamento a longo prazo para apoiar o acesso e a disponibilidade de financiamento para as empresas, fomentando a sua competitividade à escala mundial e preparando-as para o futuro.

Com a garantia do orçamento da UE concedida aos parceiros de implementação, o programa InvestEU estima mobilizar mais de 372 mil milhões de euros até 2027, em fundos privados e públicos para apoiar o investimento sustentável em linha com as prioridades estratégicas da UE.

O Banco Português de Fomento (BPF) foi certificado pela Comissão Europeia como Implementing Partner do InvestEU.

A 18 de junho de 2024, a Comissão Europeia e o Banco Português de Fomento  assinaram em Bruxelas o acordo de garantia InvestEU no valor de até 210 milhões de euros, formalizando o BPF como Implementing Partner do InvestEU em Portugal. O acordo desbloqueou um montante total de financiamento do BPF superior a 3,6 mil milhões de euros para investimentos enquadráveis em três das quatro janelas estratégicas do programa InvestEU: Infraestruturas Sustentáveis, Financiamento para PME e Investimento e Competências Sociais.

Apoio à economia em quatro pilares

O Banco Português de Fomento revelou na apresentação das primeiras Conversas com Fomento, cuja a apresentação o Jornal Económico teve acesso, que o seu papel no apoio à economia se segrega em quatro pilares.

O primeiro pilar são as garantias que o BPF presta e que ajuda as empresas a financiarem-se junto da banca. O banco mobilizou mais de 20 mil milhões de euros em financiamento para apoiar o investimento.

“Estamos a lançar novas linhas PT 2030 para executar os Fundos Europeus”, revelou o BPF.

Para o quarto trimestre está prevista  operacionalização do Member State Compartment do FEI Invest EU, cujo protocolo foi assinado entre a presidente executiva do FEI e o ministro da Economia e Coesão, Manuel Castro Almeida. O Banco de Fomento está a candidatar-se a três produtos de garantia que podem gerar até 6,5 mil milhões de euros de crédito.

Segundo a apresentação do BPF, até ao momento através da linha BPF Invest EU, houve a pré-aprovação de garantias de 8,7 mil milhões de euros permitindo às empresas uma maior autonomia na obtenção de financiamento.

Há ainda a linha BPF Invest Export que serve para apoiar as empresas exportadoras que tem um valor de 3,50 mil milhões de euros para dar resposta ao impacto direto e indireto nas exportações com destino final aos EUA.

“Nas últimas 14 semanas o BPF enviou mais de 160 mil pré-aprovações e chegou a mais de 12 mil clientes (dos quais 90% são novos), revelou o banco na apresentação das primeiras Conversas com Fomento na semana passada. Estas 160 mil garantias pré-aprovadas traduziram-se para já em 18 mil candidaturas, que representam um financiamento de 3,77 mil milhões de euros.

São 125 mil empresas com garantia pré-aprovada na Linha BPF Invest EU e 36 mil empresas com garantia pré-aprovada na Linha BPF Invest Export.

O montante de financiamento pré-aprovado ascende a 24 mil milhões de euros na Linha BPF Invest EU e a 18 milhões na Linha BPF Invest Export.

O segundo pilar de apoio do BPF à economia são os Fundos de Capital. São mais de 1,7 mil milhões de euros disponíveis nos fundos para investimento.

Os Instrumentos de Capital do BPF têm 2 mil milhões de euros de capital disponível para investimento, dos quais 1,42 mil milhões em cinco instrumentos de capital diretos e indiretos do PRR.

Depois há 250 milhões em três parcerias com o EIF (Fundo Europeu de Investimento) para  investimentos em empresas em estágio de crescimento.

Há mais 50 milhões para lançar em 2025.

“A execução do PRR é a Prioridade no Capital “, segundo o BPF que revela que ascende a 307 milhões o montante contratualizado nos produtos de capital,

O terceiro pilar é o investimento e o valor dos projetos apoiados supera os 6 mil milhões de euros.

Em 2025 o BPF já apoiou 2 projetos estruturantes para Portugal, o TGV Linha de Alta Velocidade onde a Garantia assegurada pelo BPF para viabilizar o projeto ascendeu a 110 milhões de euros. O BPF permitiu desbloquear financiamento adicional do BEI no valor de mais de 250 milhões.

A poupança estimada ao longo do projeto através de condições mais atrativas de spread pela intervenção do BPF soma 61 milhões de euros.

O outro projeto apoiado foi o VW Electric Vehicle – Autoeuropa. O BPF apoiou o primeiro carro elétrico “low cost” VW Autoeuropa.  Há uma linha de mil milhões de euros com uma garantia. “Garantia com acesso até 20% de fundo perdido para financiamento de investimento e fundo de maneio, com acesso a condições bonificadas”.

A Volkswagen precisou de um financiamento de 400 milhões de euros destinado à nova linha de montagem de veículo elétrico que foi concedido por um sindicato bancário, Syndicated Green Loan Facility Volkswagen Autoeuropa.

Com o objetivo de apoiar mais projetos em setores cruciais ainda este ano – e perante um investimento total no projeto de construção de nova Infraestrutura Hospitalar com impacto transversal na coesão social, e que contribuirá para a modernização do SNS, substituindo 6 hospitais obsoletos, de 455 milhões de euros – o BPF contribuiu com 15 milhões de euros em dívida sénior com maturidade de 25 anos e condições de financiamento mais favoráveis.

Também conhecido como Hospital de Todos os Santos, é um projeto de parceria público-privada (PPP) para construir um novo hospital em Marvila, Lisboa, que substituirá seis hospitais do atual Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHLC).

O outro projeto apoiado pelo BPF é o de biotecnologia Azul, que se traduz numa facilidade de Crédito Sindicada 410 milhões destinados ao Centro Internacional de Biotecnologia Azul, para impulsionar a descarbonização, a economia circular e a valorização sustentável dos recursos marinhos.

O BPF destaca ainda que lidera a candidatura de 4 mil milhões de euros para a AI Gigafactory em Portugal.

O EuroHPC abriu um processo para financiar Gigafábricas de IA (AIGF) na UE  As candidaturas submetidas distribuem-se em 16 estados membro da UE e o consórcio português liderado pelo Banco Português de Fomento submeteu uma manifestação de interesse para uma AIGF. “AIGF Europeia baseada em Portugal irá potencialmente gerar +100 mil milhões de euros de impacto económico para a Europa até 2030 em quatro setores estratégicos”.

Por outro lado, o BPF lembra também que atua como negociador direto para atrair capital e financiamento internacional.

O quarto pilar são os seguros de crédito que superam em valor os 1,2 mil milhões de euros para reforço das exportações.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.