[weglot_switcher]

BPF lança novas Linhas de Garantia no valor de 3,6 mil milhões de euros

Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, afirma que as novas linhas “visam impulsionar o crescimento e a inovação, mas também contribuem significativamente para a sustentabilidade e competitividade da nossa economia”.
5 Julho 2024, 12h16

O Banco Português de Fomento (BPF) lançou novas Linhas de Garantia BPF InvestEU, num total de 3,6 mil milhões de euros, com o objetivo de financiar empresas em território nacional. Estas linhas destinam-se a investimentos sustentáveis, mobilidade urbana sustentável, mas também a investigação, inovação e digitalização.

“O BPF anuncia a contratação e o lançamento das Linhas de Garantia BPF InvestEU, num total de 3,6 mil milhões de euros. As Linhas destinam-se ao financiamento a empresas a operar em território nacional, ao abrigo do acordo de garantia InvestEU, que foi assinado no passado dia 18 de junho entre o BPF e a Comissão Europeia”, indica a entidade num comunicado divulgado esta sexta-feira.

A Linha de Garantia BPF InvestEU – PME e Small Mid-Caps, com uma dotação global de 2.560 milhões de euros, esta linha de garantia visa apoiar projetos viáveis em três áreas estratégicas: investimento sustentável, com uma dotação de 1.280 milhões de euros, investimento, com uma dotação de 640 milhões de euros, e Fundo de Maneio, com uma dotação de 640 milhões de euros.

Já a Linha de Garantia BPF InvestEU – Mobilidade Urbana Sustentável, com uma dotação global de 284 milhões de euros, “destina-se a apoiar o investimento na adoção de formas de transporte sustentável de passageiros, na renovação de frotas e aquisição de viatura (táxis, carros, autocarros, etc.), adotando viaturas 100% elétricas ou a hidrogénio, bem como a necessária adaptação das redes de energia”.

A Linha de Garantia BPF InvestEU – Investigação, Inovação e Digitalização tem uma dotação de 711 milhões de euros, visando apoiar operações relacionadas com a investigação, inovação e digitalização. As operações elegíveis incluem infraestruturas de investigação, projetos empresariais, projetos e programas de demonstração, implantação de infraestruturas ou tecnologias.

“As Linhas de Garantia BPF InvestEU visam impulsionar o crescimento e a inovação, mas também contribuem significativamente para a sustentabilidade e competitividade da nossa economia. Decorrente da partilha de risco e da alavancagem da estrutura de financiamento destas Linhas, que é suportada em capital do BPF e garantias da Comissão Europeia, cada euro público investido terá um impacto multiplicador, traduzindo-se em mais de 12 euros de financiamento para as nossas empresas”, afirma Ana Carvalho, CEO do BPF.

Os spreads máximos, a serem pagos aos bancos, variam de 1,390%, limite máximo para operações de menor risco e menor maturidade, até 4,338%, limite máximo para as de maior risco e maior maturidade.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.