[weglot_switcher]

BPI volta a premiar empreendedores. Startups podem receber até 15 mil euros e uma viagem a Silicon Valley ou Cambridge

As inscrições para os “Prémios Empreendedor XXI” decorrem até ao próximo dia 4 de dezembro. O concurso conta com o apoio da Agência Nacional de Inovação e o Alto Patrocínio do Ministério da Economia.
  • Rafael Marchante/Reuters
27 Novembro 2019, 09h35

O BPI vai voltar a galardoar as microempresas que tenham potencial de crescimento em Portugal, no âmbito dos “Prémios Empreendedor XXI”, e tem entre 5 mil e 15 mil euros para oferecer às que mais se destaquem. A iniciativa é organizada pelo banco e pela divisão do CaixaBank chamada DayOne, contando ainda com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).

As inscrições decorrem até ao próximo dia 4 de dezembro e destinam-se a empresas inovadoras com menos de três anos de atividade. Os prémios vão distinguir os melhores projetos em duas categorias: territorial (duas regiões em Portugal e 17 em Espanha) e setorial (seis setores a nível ibérico). Nas categorias territoriais em Portugal serão premiadas as duas startups com maior impacto na área geográfica de origem – uma na zona Norte e Centro e outra em Lisboa, Sul e Ilhas.

Os vencedores receberão, além desse “financiamento”, um passaporte de acesso a programas de acompanhamento internacional que, de acordo com o seu perfil, os levarão a Silicon Valley para participar num programa organizado pela ESADE e pela Singularity University, ou à Universidade de Cambridge, onde é ministrado o curso “Ignite Fast Track”.

A melhor empresa portuguesa “nascida do conhecimento” e que mais se tenha destacado em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) vai receber o Born from Knowledge (BfK).

“O papel da ANI passa por incentivar o investimento privado em I&D e o aumento da capacidade nacional de inovação, nomeadamente através da ligação entre a ciência e as empresas, da promoção da inovação colaborativa e da valorização do conhecimento”, refere António Bob Santos, administrador da ANI. “Apesar de o sucesso dos projetos das empresas candidatas não depender da conquista desta distinção, os Prémios Empreendedor XXI contribuem para o reconhecimento dos mesmos e dão um impulso importante para o seu sucesso no mercado”, acrescenta.

Na edição anterior foram as sete empresas portuguesas Pro-Drone (Sul e Ilhas) e Exogenus Therapeutics (Norte e Centro), Seacliq – Lota Digital, HUUB, NU-RISE, PeekMed e LOQR as vencedoras. Os vencedores da edição 2020 serão conhecidos no primeiro semestre do próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.