Vai decorrer a apresentação pública do dossier de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, amanhã, sexta-feira, 14 de Janeiro, pelas 18 horas, no Café-Concerto RUM by Mavy.
O dossier de candidatura marca mais uma importante etapa no caminho de Braga a Capital Europeia da Cultura e este evento consistirá numa conversa aberta ao público.
Além de Braga, concorrem também as cidades de Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Funchal, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.
As candidaturas para a Capital Europeia da Cultura 2027 estiveram abertas até novembro 2021 e, ao todo, 12 cidades e vilas portuguesas perfilaram-se para uma iniciativa que poderá valer um apoio do Estado português no valor de 25 milhões de euros.
Este ano, a iniciativa envolve uma localidade de Portugal e outra da Letónia. As vencedoras funcionarão, durante doze meses, como uma espécie de montra para toda a Europa da sua actividade e diversidade cultural, organizando eventos, reabilitando património e dinamizando as cidades como centros de vida cultural, social e económica.
À verba nacional junta-se um prémio pecuniário de 1,5 milhões de euros em homenagem a Melina Mercouri, primeira mulher ministra da Cultura na Grécia a criadora da iniciativa que visa promover a diversidade de culturas da Europa, em 1985.
A Capital Europeia da Cultura 2027 decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia e a escolha caberá a um júri de 12 peritos independentes (dois deles indicados por Portugal), nomeados por instituições europeias. A cidade/vila vencedora será anunciada em 2023.
Depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012), Portugal volta acolher a organização da Capital Europeia da Cultura.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com