[weglot_switcher]

Brexit. Diplomatas europeus apelam para que se chegue a acordo ainda hoje

Em declarações aos jornalistas, três fontes diplomáticas contaram à agência Reuters que é urgente que se chegue a acordo ainda hoje de modo a que o divórcio seja formalizado na Cimeira Europeia, esta semana.
  • Reuters
15 Outubro 2019, 12h32

As últimas propostas do Reino Unido sobre os termos de saída da União Europeia ainda não são suficientes para finalizar o divórcio e será necessário um texto legal, até ao final do dia de hoje, para que seja assinado um acordo na cimeira europeia esta semana, alertaram três fontes diplomáticas à Reuters, esta terça-feira.

De acordo com a agência de noticias, as mesmas fontes diplomáticas estiverem presentes numa reunião de ministros da UE em Luxemburgo, esta manhã e afirmaram que se não chegassem a acordo esta terça-feira que as negociações teriam que continuar depois do Conselho Europeu, que decorre entre 17 a 18 de outubro em Bruxelas.

“Temos que chegar a acordo hoje”, vincou um dos diplomatas à Reuters.

No entanto, o ministro britânico do Brexit, Stephen Barclay, fez uma nota mais positiva ao chegar ao Luxemburgo para conversar com ministros dos 27 países que permanecerão na UE. “As negociações estão em andamento, precisamos de lhes dar espaço para continuar”, explicou Barclay aos jornalistas, esta manhã. “Conversas mais detalhadas estão em curso e a possibilidade de chegar a um acordo ainda é muito provável”, rematou.

As negociações técnicas para que Londres e Bruxelas cheguem a um entendimento continuam, com a equipa liderada por Barnier a argumentar que “é hora de transformar boas intenções num acordo” antes do final da semana.

Inicialmente agendada para 29 de março, a saída do Reino Unido foi adiada para 31 de outubro, uma data que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, assegura que irá respeitar, haja ou não acordo entre os 27 e Londres.

Esta manhã a libra estava em altas nos mercados, depois das declarações do negociador do Brexit pela União Europeia. A divisa britânica apreciava 0,45% face ao dólar, para 1,26 dólares, enquanto o euro depreciava 0,47% face à libra, para 0,87 libras.

“Tem sido um trabalho intenso desde o fim de semana, porque embora seja cada vez mais difícil – mais e mais difícil, para ser franco –  ainda é possível chegar a um acordo esta semana”, disse Michel Barnier antes de mais uma reunião de ministros da UE em Luxemburgo, onde o ministro britânico para o Brexit, Stephen Barclay, também participará.
Michel Barnier afirmou ainda que a sua equipa está a “trabalhar no duro para que surja um acordo, obviamente um acordo que deva funcionar para todos, Reino Unido e UE”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/libra-em-alta-depois-de-barnier-afirmar-que-um-acordo-para-o-brexit-e-possivel-esta-semana-501528

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.