[weglot_switcher]

Brexit: mayor de Londres pede segundo referendo

Sadiq Khan disse que tem de haver uma “discussão muito séria” sobre um segundo referendo, uma vez que a primeira-ministra, Theresa May, não consegue alcançar um acordo aceitável com Bruxelas.
26 Setembro 2017, 13h35

O mayor de Londres, Sadiq Khan, pediu um segundo referendo sobre a retirada do Reino Unido da União Europeia, recusando a proposta do líder trabalhista Jeremy Corbyn para uma união dos partidos relativamente ao Brexit.

Khan admitiu ao Evening Standard que vai pressionar um novo voto nacional, “para ser incluído no manifesto para as próximas eleições”. O mayor da capital inglesa tornou pública a sua proposta depois de Kezia Dugdale, ex-líder do Partido Trabalhista na Escócia, ter dito que as pessoas têm o direito a um segundo referendo.

Ao jornal britânico, Sadiq Khan deixou claro que acredita que nenhum acordo relativamente ao Brexit é bom o suficiente. “Até agora não fiquei convencido de que este governo tem um plano que vá funcionar para o nosso país”, acrescentou.

“O Brexit está fora de controlo e fora dos interesses das pessoas que trabalham”, disse Dugdale ao Daily Record, jornal escocês.

Durante o verão, o Partido Trabalhista negociou uma “política unida”, para permanecer no mercado único por um período de transição entre dois e quatro anos – também conhecido como soft Brexit – , mas sem mencionar um segundo referendo.

Esta terça-feira, Sadiq disse, no entanto, que tem de haver uma “discussão muito séria” sobre um referendo, uma vez que a primeira-ministra, Theresa May, não consegue alcançar um acordo aceitável com Bruxelas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.