[weglot_switcher]

Brexit: Países europeus aceleram planos para saída sem acordo do Reino Unido

Vários países europeus estão a contratar milhares de polícias alfandegários e a reforçar as suas fronteiras para se prepararem para a saída sem acordo do Reino Unido.
  • Nikolay Doychinov/Reuters
16 Janeiro 2019, 09h22

Faltam 72 dias para o Reino Unido sair da União Europeia. Depois do parlamento britânico ter chumbado o plano para o Brexit de Theresa May, os 27 países do bloco comunitário aceleram os seus esforços para conter os efeitos de uma saída sem acordo dos britânicos.

Do outro lado do canal da Mancha, Emmanuel Macron desejou “boa sorte” aos britânicos para deixarem a União Europeia sem acordo. “Não acredito nisto, porque já fomos tão longe quanto podíamos”, disse o presidente francês na terça-feira à noite, citado pela Associated Press.

“Cabe ao parlamento britânico e ao Governo britânico terem um plano alternativo. Já não nos cabe a nós, pois já demos tudo o que podiamos dar”, disse a ministra francesa responsável pela Europa, Nathalie Loiseau.

França já aprovou legislação para estar preparada para uma saída sem acordo. Paris anunciou que vai contratar 700 polícias alfândegários e que irá expandir as suas infra-estruturas fronteiriças na zona do canal da Mancha, como em Calais e Cherbourg, assim como na entrada do túnel do canal, segundo o The Guardian.

Paris já tinha anunciado que iria garantir os direitos de residência, emprego e benefícios sociais de 160 mil britânicos em França, desde que Londres conceda os mesmos direitos aos franceses a residirem no Reino Unido.

Na Alemanha, o Governo de Angela Merkel anunciou que vai contratar mais 900 de policías alfandegários para as suas fronteiras.

O maior porto europeu fica localizado em Roterdão e o Governo holandês já anunciou a contratação de 900 polícias alfandegários até ao final de 2019, assim como 150 veterinários e especialistas para analisarem comida, plantas e animais.

Também a Irlanda anunciou a contratação mil pessoas para as suas fronteiras. O Governo irlandês também está a comprar terra perto dos portos de Dublin e de Rosslare para instalar infra-estruturas de controlo fronteiriço.

Em Portugal, o Governo já anunciou que vai disponibilizar 50 milhões de euros para apoiar as empresas portuguesas que exportam para o Reino Unido, de forma a mitigar o impacto da saída da União Europeia.

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-disponibiliza-50me-para-apoiar-empresas-que-exportam-para-reino-unido-398440

Simultaneamente, o Executivo de António Costa anunciou a criação de uma linha telefónica para apoias os cidadãos portugueses no Reino Unido, com o nome de “Brexit+”. Lisboa também anunciou que vai reforçar os meios consulares no Reino Unido, onde vivem cerca de 300 mil portugueses.

https://jornaleconomico.pt/noticias/brexit-portugueses-residentes-no-reino-unido-tem-ate-31-de-dezembro-de-2020-para-regularizar-situacao-397419

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.