[weglot_switcher]

Brexit: Reino Unido e Irlanda alertam para necessidade de avanço nas negociações esta semana

Sem acordo, perto de 850 biliões de euros em comércio estão em risco de interrupção através das tarifas e regras mais duras após o fim do período de transição do Reino Unido para deixar a União Europeia (UE) a 31 de dezembro.
Luke MacGregor/Reuters
15 Novembro 2020, 12h06

O Reino Unido e a Irlanda alertam para a necessidade e haver avanços nas negociações do Brexit para a próxima semana. “Temos que fazer um grande progresso esta semana”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Simon Coveney, à “Sky News”, conta a agência “Reuters” este domingo, 15 de novembro.

Sem acordo, perto de 850 biliões de euros em comércio estão em risco de interrupção através das tarifas e regras mais duras após o fim do período de transição do Reino Unido para deixar a União Europeia (UE) a 31 de dezembro. Uma situação que poderia causar um novo choque económico numa altura em que o Reino Unido e a UE lutam para conter as consequências económicas da pandemia da Covid-19.

“Esta precisa ser uma semana em que as coisas mudem, quando rompermos algumas dessas questões difíceis e conseguirmos uma resolução se quisermos um acordo”, referiu o secretário britânico do Meio Ambiente, George Eustice, à “Sky News”.

Simon Coveney salientou que Londres teve que recuar no seu plano de aprovar uma legislação para o comércio entre a Irlanda do Norte governada pelos britânicos e o resto do Reino Unido no caso de um Brexit sem acordo. Londres reconheceu que o projeto de lei pode violar a lei internacional ao anular o acordo que havia sido feito anteriormente com a UE.

“Não há como a UE concordar em ratificar um novo acordo se o governo britânico quebrar o acordo existente que não tem ainda 12 meses e violar a lei internacional ao fazer isso”, frisou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.