A Bright Pixel Capital, braço de investimento de capital de risco do grupo Sonae que soma mais de 60 investimentos, participou na ronda de investimento de 7,2 milhões de dólares levantada pela tecnológica FlowFuse, uma empresa que opera no movimento de digitalização industrial, que permite às empresas modernizar as suas operações através de uma solução de automação low-code escalável.
Este financiamento, liderado pela Senovo e com a participação dos investidores Uncorrelated, Westwave e Open Core Ventures, permitirá à tecnológica acelerar o desenvolvimento do seu produto, “simplificando a extração, transformação e utilização de dados industriais, possibilitando às organizações desenvolver aplicações robustas e integradas para a sua transformação digital”.
A FlowFuse foi fundada em 2021 por Nick O’Leary, co-criador do Node-RED, e Zeger-Jan van de Weg, um dos primeiros colaboradores da GitLab, e disponibiliza uma plataforma comercial Platform-as-a-Service (PaaS) que simplifica a implementação e gestão do Node-RED em larga escala, no contexto de IoT aplicado à indústria.
“Através de uma interface centralizada de gestão, alojamento e funcionalidades de nível empresarial, a FlowFuse permite às empresas colmatar lacunas entre ecossistemas IoT incompatíveis e acelerar as suas iniciativas de transformação digital”, explica o comunicado.
O Node-RED permite o desenvolvimento rápido de aplicações ao conectar diversas fontes de dados, desde equipamentos industriais antigos até APIs modernas na cloud, sendo já utilizado por empresas como a Siemens e a Bosch.
“No entanto, o Node-RED apresenta várias limitações para utilizadores empresariais que necessitam de escalabilidade, segurança e governança”, explica a Bright Pixel Capital.
A FlowFuse é uma solução comercial, de nível empresarial, construída sobre o Node-RED, concebida para colmatar essas lacunas.
“A FlowFuse tem ajudado muito organizações a otimizar os fluxos de trabalho através do desenvolvimento de aplicações baseadas em dados industriais relevantes, contribuindo para agilizar a sua transformação digital. Estamos orgulhosos em apoiar o seu crescimento, procurando ajudá-los a desenvolver novos produtos e a escalar as suas soluções no mercado de modo a tornar os dados industriais ainda mais acessíveis e acionáveis para as empresas”, defende Pedro Pinheiro, Principal na Bright Pixel.
“Tivemos um crescimento excecional num setor tradicionalmente lento, com um crescimento de 4,5 vezes no nosso volume de receitas recorrentes anuais (ARR) entre 2023 e 2024, e estamos no bom caminho para repetir esse feito este ano,” destaca, por sua vez, Zeger-Jan van de Weg, CEO da FlowFuse. “Esta trajetória valida a necessidade crítica de uma plataforma que torne os dados industriais acessíveis e acionáveis, e estamos entusiasmados por poder acelerar ainda mais o nosso impacto”, acrescenta.
Nick O’Leary, cofundador e CTO, diz que “este financiamento permite-nos concretizar plenamente a nossa visão, que passa não só por apoiar o Node-RED, mas por melhorar ativamente a sua experiência de utilização e expandir as suas capacidades para uma plataforma para dados industriais totalmente integrada”.
“O Pro for Node-RED proporcionará valor imediato e significativo aos programadores, ao integrar inteligência artificial e funcionalidades robustas diretamente no seu fluxo de trabalho”, refere.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com