[weglot_switcher]

Bruce Springsteen, Schwarzenegger e Seinfeld são alguns dos mais recentes bilionários mundiais

O ranking dos mais ricos do mundo aumentou com a inscrição de nomes ilustres. A lista conta com 288 novas entradas, sendo que 103 pertencem aos Estados Unidos, enquanto 37 correspondem a empresários alemães.
FILE PHOTO: American rock star Bruce Springsteen gestures during a concert of the European tour at Estadi Olimpic Lluis Companys in Barcelona, Spain, April 28, 2023. REUTERS/Albert Gea
22 Abril 2025, 07h00

A lista dos mais ricos do mundo cresceu em 2025, alcançando um total de 3.028 empresários. Mas quem são os mais recentes multimilionários globais e como acumularam as suas fortunas?

O ranking deste ano inclui 288 novos nomes, que juntos detêm uma fortuna estimada em cerca de 592 mil milhões de euros. Os mais recentes bilionários provêm de 33 países, com os Estados Unidos a liderar, contabilizando 103 novas entradas. Na Europa, a Alemanha destaca-se com 37 novos empresários na lista, seguida pela Rússia, com 15. A China e Hong Kong ocupam a terceira posição, apresentando ambos 32 novos ricos.

De acordo com o ranking, cerca de 70% dos novos bilionários são ‘self-made’, ou seja, construíram a sua própria fortuna. Entre estes, destaca-se Sulaiman Al Habid, da Arábia Saudita, como o mais rico, com uma fortuna de 9,48 mil milhões de euros na área da saúde. Por outro lado, Alexandr Wang é o mais jovem bilionário ‘self-made’, com uma avaliação de 1,7 mil milhões de euros.

O primeiro ‘novato’ na lista ocupa a 57.ª posição: trata-se de Marilyn Simons, que possui uma fortuna de cerca de 26,88 mil milhões de euros na área financeira. O segundo lugar (77.ª posição) é ocupado por Lyndal Stephens Greth, que atua no setor da energia, com uma fortuna avaliada em 22,4 mil milhões de euros.

Entre os nomes mais sonantes nesta lista, surge o de Bruce Springsteen, o famoso músico norte-americano, que conta com uma fortuna de aproximadamente 1,04 mil milhões de euros. O ator Arnold Schwarzenegger e o comediante norte-americano Jerry Seinfeld seguem de perto, ambos com património de 953,1 milhões de euros.

Destes novos bilionários, apenas 15% são mulheres e quase dois terços delas herdaram a sua fortuna. Barbara Banke é uma exceção, tendo construído a sua riqueza juntamente com o marido através da criação da empresa de vinhos Jackson Family Wines, o que lhe confere um património de 2,26 mil milhões de euros.

A grande maioria dos novos ricos pertence ao setor da tecnologia, com 46 novas entradas, seguido pelo ramo financeiro, que contabiliza 41. O top 3 é completado pelo setor da saúde, que apresentou 40 novos bilionários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.