[weglot_switcher]

Bruxelas dá ‘luz verde’ a investimento de 50 milhões de euros para modernizar linha ferroviária Lisboa-Cascais

O plano de modernização visa a instalação de novos sistemas elétricos, assim como de sinalização e de controlo com o objetivo de aumentar a segurança e eficiência das viagens de comboio do ponto de vista energético nesta linha.
9 Julho 2020, 11h00

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 50 milhões de euros do Fundo de Coesão para modernizar a linha de caminhos de ferro de 25 km entre Lisboa e Cascais, anunciou o executivo comunitário esta quinta-feira.

“A linha Lisboa-Cascais é a segunda mais movimentada da rede ferroviária nacional. Ao torná-la mais segura e mais eficiente, queremos incentivar a transição dos carros para os transportes públicos de dezenas de milhares de pessoas que se deslocam para Lisboa todos os dias e, assim, reduzir a congestão do tráfego e a poluição, a fim de obter um ambiente urbano mais saudável e mais limpo”, afirmou a comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, em comunicado.

Segundo Bruxelas, o plano de modernização visa a instalação de novos sistemas elétricos, assim como de sinalização e de controlo com o objetivo de aumentar a segurança e eficiência das viagens de comboio do ponto de vista energético nesta linha.

“Graças aos esforços de modernização do sistema elétrico, estima-se que o consumo de energia seja reduzido em 50 % até 2023”, refere.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.