A Comissão Europeia recomendou, esta segunda-feira, que os cidadãos já vacinados contra a Covid-19 e aqueles provenientes de países com uma situação epidemiológica “boa” tenham permissão para viajar entre os 27 países da União Europeia (UE) sem restrições adicionais.
“A Comissão Europeia propõe que seja permitida a entrada na UE por razões não essenciais, não apenas para todas as pessoas provenientes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também para todas as pessoas que receberam a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE”, lê-se no comunicado divulgado.
A recomendação pede que se tenha em conta “o progresso nas campanhas de vacinação e os desenvolvimentos nas situações epidemiológicas em todo o mundo”.
Na nota, o executivo comunitário adianta ainda que estas recomendações “podem ser estendidas a vacinas que tenham concluído o processo de listagem para uso de emergência da Organização Mundial de Saúde”.
Além destas duas novas condições, “a Comissão Europeia propõe aumentar o limite relacionado ao número de novos casos de Covid-19 usados para determinar uma lista de países a partir dos quais todas as viagens devem ser permitidas”.
Segundo a “Reuters”, a proposta é de aumentar o limite da taxa acumulativa de notificação de casos de Covid-19 em 14 dias de 25 para 100. Esse valor permanece consideravelmente abaixo da média atual da UE, que é mais de 420. Dentro dos limites, está também o Reino Unido, o que deve significar boas notícias para quem deseja passar férias na Europa.
“Ao mesmo tempo, o aparecimento de variantes preocupantes de Covid-19 exige uma vigilância contínua. Portanto, como contrapeso, a Comissão propõe um novo mecanismo de ‘travagem de emergência’, a ser coordenado a nível europeu e que limitaria o risco de tais variantes entrarem na UE. Isto permitirá aos estados-membros agir rapidamente e limitar temporariamente a um mínimo estrito todas as viagens dos países afectados durante o tempo necessário para pôr em prática medidas sanitárias adequadas”, lê-se ainda.
As novas regras substituiriam a atual proibição geral de viagens não essenciais para o bloco europeu para residentes de quase todos os países. Este apelo surge numa altura em que o executivo trabalha na introdução de um sistema de passaporte para vacinas que facilite as viagens dos inoculados ou que comprove que recuperaram recentemente da Covid-19e, portanto, são considerados imunes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com