[weglot_switcher]

Bruxelas só finaliza avaliação do plano de reestruturação da TAP em abril ou maio

“Todas as participações da TAP” noutras empresas “estão a ser avaliadas” por Bruxelas “quer seja a TAP maioritária, quer seja minoritária” como no caso da Groundforce, disse hoje o chairman da TAP. “Não podíamos ir mais longe na Groundforce sem que isso pudesse estar a ser visto pela Comissão Europeia”, afirmou hoje Miguel Frasquilho no Parlamento.
  • Cristina Bernardo
18 Março 2021, 21h07

A Comissão Europeia só vai finalizar a sua avaliação ao plano de reestruturação da TAP em abril ou maio. A previsão foi revelada hoje pelo presidente do conselho de administração da companhia aérea no Parlamento.

“A expectativa é que algures entre abril e maio seja avaliado, e a nossa expectativa é que possa vir a ser aprovado”, disse Miguel Frasquilho esta quinta-feira, 18 de março, na comissão parlamentar de economia.

Durante a audição, o responsável sublinhou que a Comissão Europeia está a avaliar todas as participações que a TAP detém noutras empresas.

“Todas as participações da TAP estão a ser avaliadas, quer seja a TAP maioritária, quer seja minoritária” como no caso da Groundforce, afirmou.

A Serviços Portugueses de Handling (SPdH)/Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal, de Alfredo Casimiro, com o grupo TAP a deter 49,9%, com a companhia aérea a ser detida em 72% pelo Estado português.

Questionado pelos deputados sobre qual a razão para a TAP começar a exigir garantias à Groundforce para conceder os adiantamentos de dinheiro sobre serviços futuros, Miguel Frasquilho defendeu que o facto de a TAP estar sob assistência financeira pesou na decisão.

“Fomos adiantando o valor que íamos pagando por serviços pagos no futuro. E esse futuro ia se tornando cada vez mais longínquo. Até janeiro não tínhamos nenhuma garantia que fosse prestada. Não podíamos ir mais longe sem que isso pudesse estar a ser visto pela Comissão Europeia”, explicou.

A TAP anunciou hoje que a operação de compra de ativos da Groundforce por sete milhões de euros deverá ficar concluída amanhã, sexta-feira, 18 de março.

A companhia aérea decidiu avançar para a compra dos equipamentos de handling da Groundforce “data a situação que recentemente afetou os trabalhadores” da empresa.

A operação vai ficar fechada por 6,97 milhões de euros, ” valor esse que é o necessário e suficiente para que a SPDH (Groundforce) possa pagar os salários de fevereiro de 2021 e Março de 2021, bem como os correspondentes impostos de Março de 2021″.

“A SPDH(Groundforce) através de carta assinada pelos seus Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva confirmou a intenção de aceitar a proposta da TAP S.A., sendo que os documentos necessários à conclusão da aquisição dos equipamentos por esta última à primeira empresa estão em fase final de conclusão, e a aprovação formal da SPDH (Groundforce) deverá dar-se no seu próximo conselho de administração que terá lugar amanhã, dia 19 de Março de 2021”, disse a TAP em comunicado esta quinta-feira, 18 de março.

“A concluir-se esta operação, como julgamos ser possível, a TAP S.A. alugará à SPDH (Groundforce) os equipamentos de handling entretanto adquiridos para que esta possa prestar os serviços contratualizados”, segundo o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.