[weglot_switcher]

Bundesbank vai continuar a participar nas compras do Banco Central Europeu

O banco central da Alemanha confirmou que vai permanecer no programa de aquisição de ativos do setor público (PSPP) do BCE, depois de concluir que estão cumpridos os requisitos que tinham sido pedidos pelo Tribunal Constitucional alemão em maio.
5 Agosto 2020, 17h49

O Bundesbank vai continuar a participar no programa de aquisição de ativos do setor público (PSPP) do Banco Central Europeu (BCE), informa o jornal espanhol “El Economista” esta quarta-feira, 5 de agosto.

Esta decisão surge depois do banco central da Alemanha concluir que estão cumpridos os requisitos que tinham sido pedidos pelo Tribunal Constitucional alemão no dia 5 de maio e cujo o período de três meses termina precisamente esta quarta-feira.

“O Bundestag, o Governo Federal e o conselho executivo do Deutsche Bundesbank considera que os requisitos estabelecidos pelo Tribunal Constitucional na sua decisão de 5 de maio de 2020 foram atendidos. Portanto, o Deutsche Bundesbank continuará a participar nas compras sob o PSPP “, indicou um porta-voz do banco central alemão à “Europa Press”.

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, mostrou desde o início a disponibilidade do banco central alemão para cumprir satisfatoriamente os requisitos da lei constitucional alemã, respeitando a independência do BCE.

A 5 de maio, o Tribunal Constitucional alemão emitiu uma sentença questionando se o programa de compra de ativos públicos do BCE havia excedido os poderes do banco central em que exigia que a instituição esclarecesse a proporcionalidade das suas medidas de política monetária e advertia o Bundesbank de que não poderia continuar a participar se o instituto emissor da zona do euro não justificasse a natureza proporcional das suas compras.

Desde que o programa PSPP foi lançado em março de 2015, o BCE adquiriu ativos líquidos de 2,36 trilhões de euros, dos quais 546,66 bilhões correspondem a títulos alemães, o número mais alto em termos absolutos entre os países da zona euro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.