[weglot_switcher]

BYD ultrapassa Tesla com receitas acima de 100 mil milhões

A última vez que a BYD tinha ficado em primeiro lugar no campeonato das receitas contra a Tesla tinha sido em 2017.
BYD
A BYD Build Your Future logo during the 101st Brussels Motor Show at Brussels Expo in Brussels, Belgium, 16 January 2025. The event takes place from 10 to 19 January 2025. EPA/OLIVIER MATTHYS
24 Março 2025, 14h56

As vendas da BYD dispararam 29% em 2024 e atingiram os 107 mil milhões de dólares (99 mil milhões de euros). Foi a primeira vez que superou os 100 mil milhões de dólares.

A marca bateu as receitas da sua rival Tesla que atingiu receitas de 98 mil milhões de dólares no mesmo período.

A última vez que tinha ficado em primeiro foi em 2017 com 15 mil milhões de dólares de receitas contra os 12 mil milhões da Tesla. No ano seguinte, a Tesla supera ao atingir 21 mil milhões contra os 20 mil milhões da BYD.

Os lucros da companhia chinesa subiram 34% durante este período para 40 mil milhões de yuans (5 mil milhões de euros).

As vendas no estrangeiro subiram em 2024 para mais de 400 mil carros.

A companhia angariou recentemente 6 mil milhões de dólares para financiar a sua expansão no estrangeiro.

A BYD apresentou na semana passada a sua nova tecnologia: uma plataforma que permite carregar 400 km em apenas 5 minutos, mais perto de um carro térmico.

A cotada já disparou 50% este ano na bolsa de Hong Kong.

A BYD vendeu 4,27 milhões de automóveis em 2024, com a maioria a serem híbridos. Carros elétricos foram 1,76 milhões contra os 1,79 milhões da Tesla.

Para este ano, a marca prevê vender entre 5 a 6 milhões de carros. Só nos primeiros dois meses, as vendas dispararam mais de 90%.

No entanto, a BYD fica abaixo da valorização bolsista da Tesla: 157 mil milhões de dólares contra 800 mil milhões.

Já os lucros também são superiores: 7,6 mil milhões de dólares obtidos pela Tesla em 2023 (os resultados de 2024 ainda não foram divulgados).

A marca continua a estar penalizada por não estar presente no mercado dos EUA, um dos maiores do mundo, mas as tarifas impostas em carros chineses são uma barreira para a BYD.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.