[weglot_switcher]

Cabo Verde quer Centro de Simulação Clínica e veio à Madeira buscar inspiração

O diretor nacional de Saúde de Cabo Verde disse que pode “haver oportunidades de intercâmbio, de cooperação, de formação que podemos ir fazendo antes mesmo de o espaço estar disponível e a ideia é termos esta ligação de uma forma constante e mais frequente e contamos com o apoio do Centro de Simulação Clínica da Madeira para ajudar-nos naquilo que for preciso para podermos implementar o centro em Cabo Verde”, acrescentou.
12 Julho 2021, 13h23

Uma delegação de Cabo Verde visitou o Centro de Simulação Médica da Madeira (CSCM). A visita teve como objetivo buscar inspiração para poder replicar um centro deste tipo em Cabo Verde.

“Escolhemos o CSCM porque Cabo Verde pretende instalar um centro semelhante”, disse o diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Jorge Barreto.

“Enquanto o espaço não existe, pode haver aqui oportunidades de intercâmbio, de cooperação, de formação que podemos ir fazendo antes mesmo de o espaço estar disponível e a ideia é termos esta ligação de uma forma constante e mais frequente e contamos com o apoio do CSCM para ajudar-nos naquilo que for preciso para podermos implementar o centro em Cabo Verde”, acrescentou.

Jorge Barreto sublinhou que a visita ao CSCM permitiu ter noções “do espaço e dos recursos necessários que servem de elementos para análise”.

Madeira disponível para colaborar com Cabo Verde

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, disse que a Madeira está disponível para transmitir a sua experiência “em matéria de simulação clínica, conhecimento e formação”.

Já a médica coordenadora do CSCM, Regina Rodrigues, refere que esta visita de uma delegação de Cabo Verde mostra que existe “reconhecimento da qualidade do centro e do valor da formação que ministra e que está alinhado com a visão do próprio CSCM: ser um centro de referência educacional, agregador e dinamizador do ensino biomédico na Região Autónoma da Madeira, com parcerias nacionais e internacionais, em contexto de formação pré e pós-graduada no âmbito da saúde”.

Regina Rodrigues referiu ainda que esta visita “traduz a visão partilhada e a vontade comum das duas regiões para trabalhar em prol da qualidade e segurança dos doentes e profissionais, através da formação com recurso à Simulação”.

A médica coordenadora do CSCM reforçou que a visita serviu também para “estabelecer sinergias e perspectivar formas de cooperação entre o SESARAM, através do CSCM e Cabo Verde, no que respeita à formação, investigação, ensino e inovação pré e pós-graduada, em áreas médicas e biomédicas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.