Cacau, café e ouro foram as matérias-primas que se destacaram em 2024, tendo registado o melhor desempenho, enquanto a soja, trigo e milho tiveram o seu pior desempenho, segundo uma análise da XTB.
Das três principais matérias-primas, o cacau foi a que teve a melhor performance, tendo registado um aumento aproximado de 185%. Já o café, que também apresentou um desempenho notável, viu os seus preços a atingirem os níveis mias altos em quase 47 anos. Os futuros de café arábica brasileiro chegaram aos $3,3545 por libra, refletindo um aumento de cerca de 75% este ano.
O ouro valorizou mais de 30%, atingindo máximos históricos devido a incertezas geopolíticas, compras por parte dos bancos centrais e aos cortes nas taxas de juro desencadeados pela Fed.
A soja destacou-se pelas fortes perdas registadas, tendo os futuros de soja na bolsa de Chicago atingirem mínimos de quatro anos, com os preços a descerem 26% em 2024. No caso do trigo, os preços sofreram uma descida de mais de 12%, pressionados pela forte concorrência por parte dos exportadores como a Rússia e a Ucrânia. O milho também ficou do lado das perdas, tendo o seu preço caído mais de 5%.
O próximo ano vai ser marcado por um conjunto de decisões geopolíticas que irão influenciar o mercado. O petróleo deve atingir os 50-60 dólares, enquanto as matérias agrícolas vão ter a sua procura influenciada pelas tarifas comerciais.
No curto prazo os analistas apontam para que o café e o cacau mantenham a sua tendência, enquanto o ouro e a prata têm potencial de valorização, no entanto estão dependentes das decisões da Reserva Federal.
Já sobre as políticas monetárias, a perspetiva de mais cortes nas taxas de juro nos Estados Unidos ficou mais baixa o que pode provocar mais valorização do dólar face ao euro, levando o par cambial cair para a paridade ou inferior. Isto poderia impulsionar as exportações da Zona Euro e reduzir o preço de algumas matérias primas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com