[weglot_switcher]

CaixaBank Investment Banking vai abrir sucursal em Portugal

Depois da fusão das atividades de banca de investimento, o novo banco de investimento ibérico vai abrir uma sucursal em Portugal com edifícios autónomos inclusive, em Lisboa e Porto.
Manuel de Almeida/Lusa
25 Julho 2018, 07h35

Pablo Forero confirmou na conferência de imprensa de apresentação de resultados, que a estratégia do CaixaBank passa por abrir em Lisboa e no Porto o CaixaBank Investment Banking.

A ideia é fundir a banca de investimento do CaixaBank e a do BPI e depois abrir uma sucursal em Portugal desse banco de investimento ibérico.

Depois de anunciar a venda das subsidiárias do BPI ao CaixaBank (BPI Investimento, BPI Vida, BPI Gestão de Ativos e BPI Fundos), falou-se da possibilidade de o banco de investimento do CaixaBank abrir uma sucursal em Portugal e agora Pablo Forero confirmou essa intenção.

Admitindo que ainda está em curso a passagem da actividade de banca de investimento do BPI para Espanha, a administração do BPI explicou que a atual equipa portuguesa de banca de investimento passa formalmente para o banco de investimento espanhol, mas mantêm-se fisicamente a trabalhar em Portugal porque o banco de investimento do CaixaBank vai abrir uma sucursal cá, com edifícios autónomos inclusive, em Lisboa e Porto.

A área de research a nível ibérico vai ser liderada pelo atual head of research do BPI, explicaram os responsáveis do banco.

Recorde-se que em novembro de 2017, o BPI anunciou a venda das áreas de seguros de vida e pensões, gestão de ativos e banca de investimento ao CaixaBank, por 218 milhões de euros, obtendo mais-valias de 73 milhões de euros, antes de impostos, anunciou o BPI.

Na altura era dito que o banco ia alienar as posições jurídicas do Banco Português de Investimento, controlado pelo BPI, “dedicadas ao desenvolvimento da actividade de corretagem de acções, research e corporate finance ao CaixaBank por um preço de montante equivalente ao valor contabilístico dos activos operacionais líquidos daquelas actividades na data de fecho da transacção, valor esse que se estima venha a ser de cerca de quatro milhões de euros”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.