Calendário escolar 2019/2020: Estas são as datas a reter

Conheça aqui as datas dos três períodos escolares, as respetivas férias e as datas dos exames nacionais e de fim de ciclo, bem como as datas das provas de aferição

Já é conhecido o calendário escolar para o ano letivo 2019/2020. Com início das aulas marcado para esta semana, entre os dias 10 e 13 de setembro, o primeiro período tem o fim marcado para o dia 17 de dezembro de 2019. À semelhança dos outros anos letivos, o calendário escolar conta com três períodos.

As férias de Natal estão marcadas entre o dia 18 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020. Como o dia 3 de janeiro calha a uma sexta-feira, o Governo deu este dia aos alunos e marcou o início do segundo período escolar para 6 de janeiro de 2020. O segundo período estende-se até ao dia 27 de março de 2020.

No entanto, a meio do segundo período acontecem as férias de Carnaval, entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Após o segundo período do presente ano letivo, as férias da Páscoa foram marcadas entre os dias 30 de março e 13 de abril.

O terceiro período tem início marcado para uma terça-feira, 14 de abril, e termina entre o dia 4 e 19 de junho. O dia em que os alunos terminam o terceiro período está relacionado com os exames, sendo que os alunos do 11º e 12º ano de escolaridade devem terminar nos primeiros dias de junho.

Provas de aferição

Os alunos do 2º, 5º e 8º ano de escolaridade são obrigados a realizar provas de aferição. Os alunos do 2º ano são os primeiros a realizar os exames, com a disciplina de Educação Artística e Educação Física, estando as provas marcadas entre os dias 4 a 12 de maio. Segue-se Português e Estudo do Meio no dia 16 de junho e Matemática e Estudo do Meio no dia 18 de junho.

Os alunos do 5º ano são avaliados a Inglês, com as componentes de produção e interação oral marcadas entre os dias 18 e 27 de maio, e o exame escrito para o dia 9 de junho. O exame de Português, ou Português como Língua Segunda, está marcado para o dia 5 de junho.

Os alunos do 8º ano só têm de fazer as provas de Matemática e de Inglês. A prova de Matemática está marcada para o dia 5 de junho e a de Inglês para o dia 9 de junho.

Provas de fim de ciclo

Os alunos do 9º ano de escolaridade encontram-se em fim de ciclo, e as provas têm um peso de 30% para a nota final. Os alunos são avaliados a Português e Matemática, sendo que a matéria abordada é desde o 7º ao 9º de escolaridade.

A primeira fase inicia-se com o exame de Português como Língua Não Materna, a 15 de junho, seguindo-se Matemática a 19 de junho e Português e Português Língua Segunda a 26 de junho. A segunda fase, por sua vez, tem início marcado para o dia 20 de julho, enquanto Português, Português Língua Não Materna e Português Língua segunda estão marcados para o dia 22 de julho.

Exames nacionais

As pautas da primeira fase são afixadas a 16 de julho e os resultados dos processos de reapreciação a 14 de agosto.

As pautas da segunda fase são afixadas a 5 de agosto de 2020 e os resultados dos processos de reapreciação a 27 de agosto.

11º ano de escolaridade

A primeira fase dos exames nacionais do 11º ano de escolaridade inicia-se com Espanhol e Francês no dia 16 de junho, seguindo-se Filosofia no dia 17 de junho. Física e Química A e Latim estão marcados para o dia 18 de junho, enquanto História B está marcado para o dia 19 de junho. O exame de Geografia A está marcado para o dia 22 de junho, sendo que História da Cultura e das Artes está marcado para o dia 23 de junho.

Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais acontecem no dia 25 de junho, enquanto Biologia e Geologia está marcado para o dia 30 de junho. Economia e Alemão estão marcados para o dia 2 de julho, Inglês para o dia 3 de julho. Geometria Descritiva A está marcado para o dia 6 de julho e Literatura Portuguesa para o dia 7 de julho.

Na segunda fase existem apenas quatro datas para os exames. Física e Química A, Literatura Portuguesa, Economia A e Latim A acontecem no dia 21 de julho, enquanto História B, Geometria Descritiva A, Biologia e Geologia estão marcados para 23 de julho.

Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Filosofia acontecem a 24 de julho e os exames de línguas estrangeiras Inglês, Alemão, Espanhol e Francês estão marcados para 27 de julho.

12º ano de escolaridade

Com a maioria dos exames realizados na primeira fase, no 12º ano existem sete exames que os alunos em fim do ensino secundário têm de fazer. Português, Português Língua não Materna e Português Língua Segunda iniciam os exames no dia 15 de junho. História A e História B acontecem no dia 19 de junho, enquanto Matemática A está marcado para 25 de junho e Desenho A para o dia 26 de junho.

Para a segunda fase, estão marcados os mesmos sete exames. Português, Português (língua não materna) e Português (língua segunda) continuam a ser os primeiros, no dia 22 de julho, seguidos de História A e Desenho A no dia 23 de julho. Matemática A acontece a 24 de julho.

Ler mais
Recomendadas

Deco: Cafés e restaurantes podem proibir clientes de ler ou estudar

Apesar da lei permitir a proibição de leitura ou o estudo no espaço do estabelecimento, há situações que são questionáveis e, sem dúvida alguma, há uma invasão dos direitos do consumidor. Portanto, se alguma vez sentir que estão a privar a sua liberdade individual reclame!

Vive em união de facto? Saiba quais são os seus direitos

Ouviu dizer que, hoje em dia, as uniões de facto produzem os mesmos direitos que os casamentos? Não é inteiramente verdade. Fique a par dos direitos dos unidos de facto.

Siga estas dicas para aumentar a vida da bateria dos seus equipamentos

Um uso intensivo, num ambiente quente, também não é recomendável, pois a bateria pode sobreaquecer e provocar uma descarga mais rápida ou até mesmo danificar o equipamento.
Comentários