Calendário escolar 2019/2020: Estas são as datas a reter

Conheça aqui as datas dos três períodos escolares, as respetivas férias e as datas dos exames nacionais e de fim de ciclo, bem como as datas das provas de aferição

Já é conhecido o calendário escolar para o ano letivo 2019/2020. Com início das aulas marcado para esta semana, entre os dias 10 e 13 de setembro, o primeiro período tem o fim marcado para o dia 17 de dezembro de 2019. À semelhança dos outros anos letivos, o calendário escolar conta com três períodos.

As férias de Natal estão marcadas entre o dia 18 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020. Como o dia 3 de janeiro calha a uma sexta-feira, o Governo deu este dia aos alunos e marcou o início do segundo período escolar para 6 de janeiro de 2020. O segundo período estende-se até ao dia 27 de março de 2020.

No entanto, a meio do segundo período acontecem as férias de Carnaval, entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Após o segundo período do presente ano letivo, as férias da Páscoa foram marcadas entre os dias 30 de março e 13 de abril.

O terceiro período tem início marcado para uma terça-feira, 14 de abril, e termina entre o dia 4 e 19 de junho. O dia em que os alunos terminam o terceiro período está relacionado com os exames, sendo que os alunos do 11º e 12º ano de escolaridade devem terminar nos primeiros dias de junho.

Provas de aferição

Os alunos do 2º, 5º e 8º ano de escolaridade são obrigados a realizar provas de aferição. Os alunos do 2º ano são os primeiros a realizar os exames, com a disciplina de Educação Artística e Educação Física, estando as provas marcadas entre os dias 4 a 12 de maio. Segue-se Português e Estudo do Meio no dia 16 de junho e Matemática e Estudo do Meio no dia 18 de junho.

Os alunos do 5º ano são avaliados a Inglês, com as componentes de produção e interação oral marcadas entre os dias 18 e 27 de maio, e o exame escrito para o dia 9 de junho. O exame de Português, ou Português como Língua Segunda, está marcado para o dia 5 de junho.

Os alunos do 8º ano só têm de fazer as provas de Matemática e de Inglês. A prova de Matemática está marcada para o dia 5 de junho e a de Inglês para o dia 9 de junho.

Provas de fim de ciclo

Os alunos do 9º ano de escolaridade encontram-se em fim de ciclo, e as provas têm um peso de 30% para a nota final. Os alunos são avaliados a Português e Matemática, sendo que a matéria abordada é desde o 7º ao 9º de escolaridade.

A primeira fase inicia-se com o exame de Português como Língua Não Materna, a 15 de junho, seguindo-se Matemática a 19 de junho e Português e Português Língua Segunda a 26 de junho. A segunda fase, por sua vez, tem início marcado para o dia 20 de julho, enquanto Português, Português Língua Não Materna e Português Língua segunda estão marcados para o dia 22 de julho.

Exames nacionais

As pautas da primeira fase são afixadas a 16 de julho e os resultados dos processos de reapreciação a 14 de agosto.

As pautas da segunda fase são afixadas a 5 de agosto de 2020 e os resultados dos processos de reapreciação a 27 de agosto.

11º ano de escolaridade

A primeira fase dos exames nacionais do 11º ano de escolaridade inicia-se com Espanhol e Francês no dia 16 de junho, seguindo-se Filosofia no dia 17 de junho. Física e Química A e Latim estão marcados para o dia 18 de junho, enquanto História B está marcado para o dia 19 de junho. O exame de Geografia A está marcado para o dia 22 de junho, sendo que História da Cultura e das Artes está marcado para o dia 23 de junho.

Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais acontecem no dia 25 de junho, enquanto Biologia e Geologia está marcado para o dia 30 de junho. Economia e Alemão estão marcados para o dia 2 de julho, Inglês para o dia 3 de julho. Geometria Descritiva A está marcado para o dia 6 de julho e Literatura Portuguesa para o dia 7 de julho.

Na segunda fase existem apenas quatro datas para os exames. Física e Química A, Literatura Portuguesa, Economia A e Latim A acontecem no dia 21 de julho, enquanto História B, Geometria Descritiva A, Biologia e Geologia estão marcados para 23 de julho.

Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Filosofia acontecem a 24 de julho e os exames de línguas estrangeiras Inglês, Alemão, Espanhol e Francês estão marcados para 27 de julho.

12º ano de escolaridade

Com a maioria dos exames realizados na primeira fase, no 12º ano existem sete exames que os alunos em fim do ensino secundário têm de fazer. Português, Português Língua não Materna e Português Língua Segunda iniciam os exames no dia 15 de junho. História A e História B acontecem no dia 19 de junho, enquanto Matemática A está marcado para 25 de junho e Desenho A para o dia 26 de junho.

Para a segunda fase, estão marcados os mesmos sete exames. Português, Português (língua não materna) e Português (língua segunda) continuam a ser os primeiros, no dia 22 de julho, seguidos de História A e Desenho A no dia 23 de julho. Matemática A acontece a 24 de julho.

Ler mais
Recomendadas

A pensar em casar para o ano? Saiba quanto custa um casamento

Por menos convidados que se tenha num casamento, esta é uma cerimónia tem sempre custos avultados: entre o copo d’água, o catering, a roupa dos noivos e outros tantos pormenores, é difícil fazer a festa por menos de 20 mil euros.

WiZink lança Unido, a primeira app em Portugal aberta a todos utilizadores

A app gratuita funciona de forma independente, está aberta e disponível para todos os utilizadores, independentemente das entidades financeiras em que sejam clientes.

Sabia que é possível resolver conflitos de consumo através da internet?

Encomendar produtos em sites com sede em qualquer ponto da Europa já não é uma compra sem rede. A plataforma RLL, um sítio interativo, gratuito, acessível em todas as línguas oficiais do espaço europeu, gerida pelo Centro Europeu do Consumidor, pode apoiá-lo em caso de conflito.
Comentários