A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Departamento de Ambiente, está a desenvolver uma campanha de sensibilização contra o lixo no chão, denominada “Lixo no chão, não!”, envolvendo a distribuição de papeleiras (pequenos contentores) mais de dois mil pontos pela cidade.
Segundo informa a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, a iniciativa visa “alertar a população em geral, para não deitar o lixo no chão, mas sim dentro das papeleiras ou contentores e para que tenham atitudes mais cívicas”.
Nádia Coelho destaca ainda que na iniciativa “houve a preocupação de renovar a imagem das papeleiras através da colocação de um autocolante com uma imagem apelativa e uma mensagem simples e clara”.
As papeleiras, ou pequenos contentores, são recipientes que servem para depositar os resíduos de pequenas dimensões. A mensagem para sensibilizar contra o lixo no chão é utilizada com o apoio da mascote do Ambiente, o ‘Simão’, imagem colada na superfície das papeleiras.
A mesma imagem foi ainda utilizada num edifício camarário na zona dos Viveiros, junto à via-rápida, onde “se pretende também sensibilizar os milhares de pessoas que passam por ali, diariamente”, vinca Nádia Coelho.
A vereadora com o pelouro do ambiente informa ainda que foram também produzidos nove vídeos diferentes, que procuram chamar à atenção para a problemática da incorreta deposição de resíduos, apelando a escolhas “mais acertadas e atos mais cívicos”.
A mensagem da campanha é simples e clara: MANTENHA A CIDADE LIMPA! Lixo no chão, NÃO!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com