[weglot_switcher]

Câmara do Funchal leva fruta e legumes dos mercados a casa dos idosos

O fornecimento dos produtos vai ser assegurado pelos comerciantes no ativo, de forma rotativa, mas vai ser salvaguardada qualquer relação de fidelização que determinado idoso possa ter com determinado comerciante.
27 Março 2020, 14h30

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) começa esta semana a combater o isolamento dos idosos do concelho, assegurando a entrega de bens essenciais como fruta e legumes, com recurso à frota de viaturas municipal.

O Presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, explica que “esta é uma medida para fazer face aos atuais condicionalismos à circulação da nossa população mais envelhecida, consoante determinado pelo Estado de Emergência, pelo que é muito importante reduzir as deslocações físicas ao exterior por parte destes cidadãos, bem como o uso de transportes públicos. Uma vez que, ao contrário dos enlatados, estes são produtos rapidamente perecíveis e de consumo frequente, esta será também uma forma de ajudar os nossos comerciantes a escoar as frutas e os legumes frescos regionais, a partir dos espaços que continuam abertos nos Mercados Municipais”.

O governante sublinha que, neste momento, “é igualmente importante promover iniciativas de apoio à economia local, que contribuam para a manutenção dos postos de trabalho, sendo esta uma iniciativa que pode ajudar a criar valor em toda a cadeia, em termos de produção, transporte e comercialização, valorizando o papel dos Mercados Municipais e promovendo a sua aproximação aos residentes do concelho. Garantimos, igualmente, que serão observadas regras de higienização acrescidas em todo este processo”.

A iniciativa “Mercado em Casa” assegura o transporte gratuito pelo Município de bens alimentares, nomeadamente frutas e legumes, que serão adquiridos aos comerciantes dos Mercados Municipais dos Lavradores e da Penteada. As equipas de entrega vão ser compostas por um funcionário municipal e por um comerciante dos mercados, sendo que o pagamento é feito no ato da entrega, ao comerciante que acompanha o motorista. Os preços praticados vão ser os mesmos de venda nos Mercados Municipais e serão confirmados a quem fizer a encomenda, antes do ato de entrega.

São abrangidos por este serviço de entregas gratuitas os idosos residentes no concelho do Funchal, ou os agregados familiares onde estes estejam inseridos, considerando-se, para o efeito, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. As encomendas vão ser feitas pelo telefone 291 214 083, no período das 9h às 12h, ou através do email mercadoemcasa@cm-funchal.pt, por exemplo, no caso de a encomenda ser feita por terceiros. No ato da encomenda, o idoso, ou quem o represente, deverá indicar nome completo, idade, morada exata, contacto telefónico e NIF.

As entregas vão ser feitas diariamente, por ordem de chegada, até às 13h, e ainda que tal fique sujeito ao número de pedidos, a Autarquia estima que vai ser possível entregar as encomendas em casa das pessoas no próprio dia. O fornecimento dos produtos vai ser assegurado pelos comerciantes no ativo, de forma rotativa, mas vai ser salvaguardada qualquer relação de fidelização que determinado idoso possa ter com determinado comerciante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.