A Câmara Municipal de Lisboa, o Unicorn Factory e Mota-Engil apresentaram o futuro Co-living Beato que alia habitação colaborativa à inovação e tecnologia no Unicorn Factory.
O projeto prevê a criação de unidades de alojamento distribuídas por quatro pisos, com amplas zonas comuns — cozinhas partilhadas, lavandaria, salas de estar e terraços — concebidas para estimular a convivência, a partilha e o espírito de comunidade.
O Futuro Co-living Beato resulta assim de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Unicorn Factory e a Mota-Engil para a reabilitação do Antigo Convento das Grilas e Residência de Oficiais.
A Emerge, empresa Real Estate Developers da Mota-Engil irá implementar neste espaço reabilitado “conceitos mais inovadores de coliving, assumindo ainda um papel ativo na dinamização de uma comunidade tecnológica, criativa e empreendedora, em alinhamento com a identidade urbana da cidade”, explica a empresa.
Para o Carlos Moedas, Presidente da CML, “este foi um projeto há muito prometido e que conseguimos agora concretizar. É mais um edifício histórico reabilitado, que vem modernizar a Freguesia do Beato e reforçar a dinâmica que a Fábrica de Unicórnios veio trazer para aquela zona da cidade”.
Já Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil, destacou que “este não é apenas um edifício. É um novo modelo de habitação urbana. Um espaço de vida que acolherá inovação, comunidade e futuro”.
“Este projeto é um gesto de confiança no futuro: uma resposta habitacional sustentável, acessível e transformadora, ancorada em partilha, colaboração e pertença. A Mota-Engil tem orgulho em fazer parte desta visão de cidade em movimento”, acrescenta o CEO da Mota-Engil.
“Desenvolvida pela equipa de arquitetura Promontório Arquitetos, este projeto único para a cidade de Lisboa está assente na reabilitação do edifício que tem mais de 350 anos de história, preservando elementos originais como fachadas, escadas, abóbadas e o emblemático relógio, que serão reinterpretados através de uma linguagem arquitetónica contemporânea”, explica a Mota-Engil.
A sustentabilidade é um dos pilares do Futuro Co-living, que será alimentado por energia solar e integrado na comunidade de energia do Beato, promovendo práticas de eficiência energética e transição ecológica, revela a empresa.
O Convento das Grilas foi criado em 1663 por ordem da rainha Dona Luísa de Gusmão, e que durante mais de dois séculos acolheu a Ordem de Santo Agostinho. As Freiras Grilas contribuíram para a dinamização do Beato, envolvendo-se na atividade económica e portuária, tendo também criado um grande armazém para venda de artigos que chegavam ao Porto de Lisboa.
Já no século XX integrou a infraestrutura da Manutenção Militar, tendo servido de dormitório para o Exército português.
Em 2021, com a criação da Fábrica de Unicórnios, aquele espaço ganhou uma nova dinâmica, e já tem mais de 1500 colaboradores e 16 empresas. Desde 2022, já recebeu mais de 150 eventos nas áreas da cultura, educação e tecnologia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com