[weglot_switcher]

Campanha de Joe Biden arrecada 40 milhões de euros após nomeação de Kamala Harris

O montante arrecadado decorreu nas primeiras 48 horas desde que Biden anunciou, na terça-feira, 11 de agosto, que Kamala Harris seria a sua companheira de campanha.
14 Agosto 2020, 10h15

A campanha do candidato democrata à presidência Joe Biden angariou 48 milhões de dólares (40 milhões de euros) desde que nomeou a senadora Kamala Harris como candidata democrata à vice-presidência, avançou a “Reuters” esta sexta-feira, 14 de agosto.

O montante arrecadado decorreu nas primeiras 48 horas desde que Biden anunciou Kamala Harris como a sua companheira de campanha, revelou uma fonte próxima dos candidatos à “Reuters” na noite de quinta-feira, 13 de agosto.

Joe Biden escolheu Kamala Harris na terça-feira, 11 de agosto, para vice-presidente, tornando-a na primeira mulher negra em campanha presidencial pelo partido democrata dos Estados Unidos. Ao todo, no mês de julho a campanha de Joe Biden acumulou 140 milhões de dólares (118 milhões de euros).

Segundo a “Reuters”, o democrata estava sob pressão para escolher uma mulher negra para sua vice-presidente tendo em conta a agitação social sobre a injustiça racial que tem abalado a América, uma matéria que tem sido amplamente debatida depois da morte do afro-americano George Floyd.

Kamala Harris, uma senadora de 55 anos da Califórnia tornou-se a segunda senadora negra dos EUA quando foi eleita em 2016 e ajudará a mobilizar os afro-americanos a votar, o eleitorado mais leal do partido democrata. Há quatro anos, a fraca adesão dos eleitores negros à campanha de 2016 de Hillary Clinton contribuiu para a derrota da democrata para Donald Trump.

A “Reuters” também aponta que a escolha de Kamala Harris para se juntar à campanha atribui um significado positivo pela idade de Joe Biden, de 77 anos, a pessoa mais velha a candidatar-se a presidente dos Estados Unidos. A idade de Biden tem gerado especulações de que se for eleito será presidente apenas durante um mandato, fazendo com que Kamala Harris seja uma possível candidata a presidente pelo partido democrata em 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.