A candidata democrática norte-americana, Kamala Harris, conseguiu arrecadar cerca de 500 milhões de dólares no primeiro mês de candidatura, um valor sem precedentes, segundo a “Reuters” e “The Daily Beast”.
Kamala Harris ocupou o lugar do candidato e atual presidente norte-americano, Joe Biden, a 21 de julho tendo a sua campanha arrecadado 200 milhões de dólares apenas na primeira semana, um valor que fica acima do alcançado pela campanha de Trump durante o mês de julho, que foi de 138,7 milhões de dólares.
De acordo com a equipa de Harris, em julho a campanha alcançou os 310 milhões de dólares, um número que surpreende e que, em conjunto com o total angariado por Biden até à sua desistência, eleva o valor total para mais de mil milhões de dólares.
Assim, esta campanha às eleições presidenciais tornou-se a mais rápida da história das presidenciais a atingir a marca dos 10 dígitos.
No início de agosto a candidata democrata tinha um total de 377 milhões de dólares, um valor superior ao registado pelo candidato republicano, Donald Trump, cujo relatado apontava para 327 milhões de dólares.
A mudança de candidato democrata animou os doadores da campanha, tendo Kamala Harris angariado 81 milhões de dólares nas primeiras 24 horas como candidata a presidente. Segundo a equipa de Harris, este foi o maior valor angariado num só dia na história americana.
Atualmente está a decorrer a Convenção do Partido Democrata, sendo esperado que Kamala Harris consiga angariar mais dinheiro nos próximos meses, antes das eleições, que decorrem em novembro deste ano.
A candidata oficializou a sua posição no início deste mês. Deste então, tem somado apoio de várias pessoas que já passaram pela Casa Branca, nomeadamente o casal Obama e Hillary Clinton (também democrata e mulher de Bill Clinton), e já anunciou Tim Walz como o seu escolhido à vice-presidência, posição que ocupa atualmente.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com