[weglot_switcher]

Campanha de Kamala Harris já angariou 500 milhões de dólares

Kamala Harris ocupou o lugar de Joe Biden, a 21 de julho, às presidenciais. A sua campanha arrecadou 200 milhões de dólares na primeira semana, um valor que fica acima do alcançado pela campanha de Trump em julho, que foi de 138,7 milhões de dólares.
Kamala Harris
Democratic presidential candidate and U.S. Vice President Kamala Harris speaks at a presidential election campaign event in Atlanta, Georgia, U.S. July 30, 2024. REUTERS/Dustin Chambers
21 Agosto 2024, 14h16

A candidata democrática norte-americana, Kamala Harris, conseguiu arrecadar cerca de 500 milhões de dólares no primeiro mês de candidatura, um valor sem precedentes, segundo a “Reuters” e “The Daily Beast”.

Kamala Harris ocupou o lugar do candidato e atual presidente norte-americano, Joe Biden, a 21 de julho tendo a sua campanha arrecadado 200 milhões de dólares apenas na primeira semana, um valor que fica acima do alcançado pela campanha de Trump durante o mês de julho, que foi de 138,7 milhões de dólares.

De acordo com a equipa de Harris, em julho a campanha alcançou os 310 milhões de dólares, um número que surpreende e que, em conjunto com o total angariado por Biden até à sua desistência, eleva o valor total para mais de mil milhões de dólares.

Assim, esta campanha às eleições presidenciais tornou-se a mais rápida da história das presidenciais a atingir a marca dos 10 dígitos.

No início de agosto a candidata democrata tinha um total de 377 milhões de dólares, um valor superior ao registado pelo candidato republicano, Donald Trump, cujo relatado apontava para 327 milhões de dólares.

A mudança de candidato democrata animou os doadores da campanha, tendo Kamala Harris angariado 81 milhões de dólares nas primeiras 24 horas como candidata a presidente. Segundo a equipa de Harris, este foi o maior valor angariado num só dia na história americana.

Atualmente está a decorrer a Convenção do Partido Democrata, sendo esperado que Kamala Harris consiga angariar mais dinheiro nos próximos meses, antes das eleições, que decorrem em novembro deste ano.

A candidata oficializou a sua posição no início deste mês. Deste então, tem somado apoio de várias pessoas que já passaram pela Casa Branca, nomeadamente o casal Obama e Hillary Clinton (também democrata e mulher de Bill Clinton), e já anunciou Tim Walz como o seu escolhido à vice-presidência, posição que ocupa atualmente.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.