[weglot_switcher]

Canal do Suez desbloqueado. Navio ‘Ever Given’ retoma viagem

O canal marítimo está oficialmente desbloqueado. As autoridades egípcias confirmaram, cerca de sete horas depois de o porta-contentores ter começado a flutuar, que as embarcações em fila de espera já se estavam a movimentar.
29 Março 2021, 14h32

O navio ‘Ever Given’, que estava a bloquear o Canal de Suez desde a semana, foi oficialmente desencalhado esta segunda-feira à tarde, permitindo que se retomem finalmente as passagens naquela que é uma das artérias marítimas mais importantes do mundo.

As autoridades egípcias confirmaram – cerca de sete horas depois de o porta-contentores ter começado a flutuar e sinalizado que o desbloqueio do canal estaria próximo – que outras embarcações já se estavam a movimentar novamente assim de o ‘Ever Given’ desencalhou  por completo, avançam as agências Reuters e Bloomberg.

Em comunicado, a Autoridade do Canal de Suez revelou, por volta das 14h25, que o porta-contentores está totalmente a flutuar e a seguir a rota para o norte. O ‘Ever Given’ começou assim dirigir-se para a área de Bitter Lakes, de acordo com a imprensa egípcia.

Assim sendo, os próximos esforços passam por reiniciar a navegação marítima, uma vez que mais de 450 embarcações estão em fila de espera perto do canal e o ‘trânsito’ no Suez tem prejudicado as cadeias de abastecimento mundiais, pois por este canal passa para cerca de 12% do comércio global.

De acordo com as autoridades, o Egipto estava a perder entre 12 e 14 milhões de dólares por dia (aproximadamente entre 10 a 12 milhões de euros) com o fecho deste canal, por onde passa cerca de 10% do comércio marítimo internacional. No ano passado, foram quase 19 mil os navios que utilizaram o canal do Suez.

Notícia atualizada às 15h03

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.