[weglot_switcher]

Cancelamentos Ryanair: tudo o que precisa saber

A companhia aérea cancelou cerca de 50 a 60 voos por dia, até ao final de outubro. Sabe o que fazer se ficou em terra?
19 Setembro 2017, 11h53

A companhia aérea irlandesa Ryanair publicou a lista definitiva de voos cancelados até ao dia 28 de outubro, devido à má distribuição das férias dos pilotos.

low cost cancelou 2.269 voos e, apesar de defender que esse valor corresponde apenas a 2% das suas operações, cerca de 420 mil passageiros vão ser afetados.

A redução das operações é vista pela empresa como sendo a melhor forma de realizar os restantes voos com normalidade e pontualidade.

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, admitiu que a empresa fez uma má gestão das férias dos seus pilotos, devido a uma mudança de regulamentação que força os pilotos a tirarem as férias antes do dia 31 de dezembro. A falta de pilotos já estava a causar atrasos nos voos, e, com o pagamento de multas nos aeroportos e cancelamentos, a empresa decidiu fazer uma reestruturação da sua oferta.

Para a quarta-feira, dia 20, entre os 53 voos cancelados, há dois portugueses (de Lisboa para o Porto e do Porto para Lisboa. Consulte aqui a lista completa. 

Para a quinta-feira 21, em Portugal, há vários voos afetados (em ambos os sentidos), entre Porto/Paris Beauvais; Porto/Marselha; Londres Stansted/Lisboa. Veja aqui a lista.

Na sexta-feira 22, há 50 voos cancelados no total. Os voos do Porto e Lisboa vão ser os afetados, em ambos os sentidos. Porto/Milão Bergamo; Porto/Marselha e Lisboa/Luxemburgo; Lisboa/Toulouse. Veja aqui a lista.

Para sábado, dia 23, há mais 50 cancelados no total, e em Portugal Lisboa e Faro vão ser os mais afetados. Stansted/Faro; Lisboa/Luxemburgo e Lisboa/Toulouse.

No domingo, dia 24, o aeroporto do Porto vai ser o mais afetado pelos cancelamentos. Porto/Milão; Porto/Paris; Porto/Stansted; Porto/St. Etienne e Lisboa/Stansted.

Para os cancelamentos entre os dias  e .. a extensa lista pode ser consultada aqui.

Caso o seu voos for cancelado, a companhia aérea oferece duas opções:

1. Solicitar o reembolso. Pode solicitar o reembolso no site, introduzindo os dados. O processo demora sete dias e o pagamento será feito da mesma forma de pagamento da reserva.

2. Alterar o seu voo cancelado (gratuitamente). A maneira mais fácil de alterar o seu voo cancelado gratuitamente (sujeito a disponibilidade de lugares) é recuperando a reserva online.

No último ano a Norwegian Airlines contratou cerca de 140 pilotos da companhia irlandesa, deixando a dúvida sobre se os cancelamentos se devem realmente à falta de organização das férias.

O prejuízo da Ryanair deve fixar-se nos 25 milhões de euros, entre indemnizações, compensações e outras taxas aeroportuárias.

Os afetados podem pedir uma indemnização até 400 euros, para além do reembolso ou remarcação da viagem e refeições/alojamento, e apela à intervenção do regulador da aviação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.