Candidata do PS à Câmara de Santa Cruz pede apuramento de responsabilidades nas descargas na Praia dos Reis Magos

Mafalda Gonçalves sublinhou a importância de tranquilizar a população e os visitantes relativamente à qualidade da Praia dos Reis Magos, vincando que é fundamental avaliar as condições de funcionamento da ETAR e garantir que os resíduos têm o devido tratamento antes de serem eliminados. 

A candidata do PS à Câmara Municipal de Santa Cruz, Mafalda Gonçalves, pediu o apuramento de responsabilidades de uma descarga na estação elevatória na Praia dos Reis Magos.

A socialista referiu que a situação “é preocupante” e considerou fundamental encontrar uma solução para evitar que a situação se continue a repetir no futuro.

“É necessário que a Câmara Municipal apresente esclarecimentos cabais e apresente uma solução definitiva para evitar que persistam estas descargas. O PS já por várias vezes alertou para a necessidade de resolver os problemas de funcionamento da ETAR dos Reis Magos, que se arrastam há décadas, sem uma solução à vista. A Praia dos Reis Magos é um ex-libris do concelho e não pode ser tratada assim. A qualidade da água, a segurança e a saúde pública dos santacruzenses têm de ser salvaguardadas”, apontou.

Mafalda Gonçalves sublinhou a importância de tranquilizar a população e os visitantes relativamente à qualidade da Praia dos Reis Magos, vincando que é fundamental avaliar as condições de funcionamento da ETAR e garantir que os resíduos têm o devido tratamento antes de serem eliminados.

“Por outro lado, a opção de prolongar o emissário submarino, que antes se localizava junto às escadas de acesso ao mar, não foi a solução ideal, na medida em que continua a estar perto da praia, com facilidade os detritos são arrastados e trazidos para a praia, não resolvendo o problema”, acrescentou a candidata do PS.

A socialista realçou que a Praia dos Reis Magos tem de ser notícias pelos melhores motivos e não por estar recorrentemente com bandeira vermelha. “Esta zona balnear é uma das mais procuradas no concelho, é um dos nossos cartões-de-visita. Temos de cuidar dos nossos espaços e do nosso património natural para valorizar o nosso concelho e tirar daí ganhos económicos e sociais que beneficiem todos os santacruzenses”, concluiu.

Recomendadas

CDS aponta má gestão dos dinheiros públicos em Câmara de Lobos

“Não temos nada contra a repavimentação, o que não podemos concordar é que, antes de iniciar esta obra, não tenha havido o cuidado de verificar que toda esta zona não tem acesso à rede de esgotos”, vinca.

Funchal: Coligação Confiança quer tornar Funchal na Capital Europeia da Cultura 2027

“Com a submissão desta candidatura, no início do próximo mandato, o Funchal irá assumir o papel de porta-voz da ultraperiferia europeia, com o apoio de uma vasta rede de municípios a nível regional, nacional e internacional, e com uma forte parceria com os agentes culturais”, destacou o candidato.

DECO recomenda isenção da Taxa Municipal de Direitos de Passagem por parte das autarquias

A DECO considera que a isenção da TMDP pode funcionar como incentivo ao desenvolvimento de uma melhor cobertura de rede, beneficiando os consumidores, permitindo-lhes desenvolver competências digitais e, assim, fazer verdadeiramente parte da transição digital.
Comentários