A candidatura do Porto Santo à Rede Mundial de Reservas da Biosfera, que abrange 27 mil 310 hectares, de áreas protegidas e áreas da Rede Natura 2000, foi entregue na Unesco, em Paris, confirmou o Ministério do Ambiente e Transição Energética.
O território que agora se candidata a reserva da biosfera inclui mais de 2110 espécies, algumas exclusivas da ilha, bem como ecossistemas, paisagens naturais e construídas, consideradas únicas, numa candidatura que se enquadra no Programa Man and the Biosphere (MaB) da Unesco.
Portugal possui actualmente onze Reservas da Biosfera, seis localizadas no Continente, quatro nos Açores, e uma na Madeira, e três encontram-se em zona transfronteiriças: Gerês/Xurês, Meseta Ibérica e Tejo Internacional.
Esta iniciativa envolve ainda a Câmara Municipal de Porto Santo, a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma a Associação Grupo de Folclore do Porto Santo.
O Ministério do Ambiente refere ainda que a aprovação desta candidatura representaria “o reconhecimento da expressão e do trabalho” das Reservas da Biosfera portuguesas na Rede Mundial das Reservas da Biosfera da Unesco.
[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”895″ slug=”oe2019-municipios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/thumbnail?version=1545246555553&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com