Cápsula de sonda japonesa com amostras de asteroide regressa à Terra

A cápsula desprendeu-se da sonda Hayabusa2 há 12 horas e após entrar na atmosfera aterrou na Austrália.

A cápsula de uma sonda japonesa que iniciou a sua missão há seis anos para recolher amostras de um remoto asteroide aterrou hoje no sul da Austrália, confirmou a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

A cápsula desprendeu-se da sonda Hayabusa2 há 12 horas e após entrar na atmosfera aterrou na Austrália. Pelas 18:07 de hoje (hora de Lisboa, 05:07 de domingo na Austrália), emitiu uma sinalização proveniente da área onde se encontrava, e deverá ser recolhida por helicóptero.

No interior da cápsula encontra-se amostras do asteroide Ryugu, recolhidas em 2019 com o objetivo de investigar a origem do sistema solar. Por sua vez, a sonda Hayabusa2 prosseguiu a sua trajetória em direção a um outro asteroide, com a designação 1998KY26.

Recomendadas

“Correu tudo mal”. Escândalo com abonos de família leva a demissão do Governo dos Países Baixos

Depois de ser conhecido o escândalo que envolveu milhares de famílias falsamente acusadas de fraude na atribuição de abonos, o executivo de Mark Rutte acabou por se demitir, apesar do primeiro-ministro ter inicialmente manifestado uma vontade contrária. O Governo ficará agora em gestão até às eleições de março.

Multimilionários estão 1 bilião de dólares mais ricos e contrariam queda da economia global

Com uma previsão de contração do PIB de 4,4% em 2020 e as economias mundiais a afundar consideravelmente, os multimilionários viram as suas fortunas a crescer em vários mil milhões de euros.

Governo japonês convida Comité Olímpico Internacional a elaborar um “plano B” para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Taro Kono, ministro da administração e reforma do governo do Japão, dá voz às dúvidas dos seus concidadãos sobre a celebração dos Jogos Olímpicos, levando-o a pedir ao Comité Olímpico Internacional (COI) que elaborem um “Plano B”.
Comentários