A Capwatt, grupo empresarial multinacional de referência em soluções energéticas sustentáveis, está a construir um projeto pioneiro de produção de biometano em Portugal. Localizado em Aljustrel, o projeto visa converter subprodutos agroindustriais em biometano de alta qualidade, contribuindo para a descarbonização do setor energético e promovendo a economia circular, refere a empresa em comunicado.
A unidade, a primeira em Portugal focada na produção de biometano a partir de subprodutos agroindustriais, vai permitir que os subprodutos da AZPO – Azeites de Portugal sejam sujeitos a um processo de valorização energética, minimizando o seu impacto ambiental. O projeto gerará um ganho ambiental positivo ao contribuir para os objetivos climáticos europeus, estimando-se uma redução de 23.000 toneladas de emissões de CO₂ equivalente por ano.
O projeto vai ainda valorizar 160.000 m3 de subprodutos agroindustriais por ano e possibilitar a geração de 57 GWh/ano de gás natural de origem renovável. A nova unidade representa um investimento de 20 milhões de euros e vai também fomentar o desenvolvimento local com a criação de novos postos de trabalho diretos e indiretos na região de Aljustrel. O projeto prevê ainda impulsionar parcerias com agricultores e indústrias locais, que contribuirão para um ecossistema sustentável e reforçarão o impacto positivo da iniciativa não só a nível ambiental, mas também social e económico.
Filipa Nolasco, Chief Financial Officer da Capwatt, realça, citado pelo comunicado, que “a produção de biometano é um passo crucial para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que permite valorizar os subprodutos agroindustriais e contribuir para uma melhoria da pegada ecológica. Este projeto, o primeiro em Portugal focado na produção de biometano a partir de subprodutos agroindustriais, enquadra-se na estratégia do Grupo de aposta na produção de biometano, como um dos nossos principais vetores de crescimento para os próximos anos, ao mesmo tempo que reforça o nosso compromisso com a inovação, transição energética e a sustentabilidade ambiental”.
Cristiano Amaro, Head of Biomethane da Capwatt, destaca a importância deste tipo de projetos: “A neutralidade carbónica exige mais do que eletricidade renovável – é fundamental descarbonizar os setores ainda fortemente dependentes de combustíveis fósseis. O biometano pode substituir o gás natural na indústria e nos transportes, tirando partido das infraestruturas existentes. Além disso, permite uma gestão sustentável de resíduos orgânicos, contribuindo para uma economia mais limpa e eficiente.”
A Capwatt promove soluções integradas de energia, maximizando as sinergias entre a produção descentralizada, o fornecimento de serviços e a comercialização de energia, centralizando todas as informações numa multiplataforma digital e contribuindo para um paradigma energético sustentável. Hoje, conta com um vasto portfólio de projetos em operação em Portugal e no exterior, sendo reconhecida como produtora de energia independente. A sustentabilidade está no ADN da Capwatt, que assume o compromisso diário de cuidar do meio ambiente e contribuir para a melhoria das comunidades onde se insere.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com