O presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou esta noite que o ‘sim’ à independência ganhou o referendo de hoje e que irá dar continuidade ao processo aberto: irá levar os resultados ao parlamento catalão, para que aquele órgão faça por sua vez aquilo que tem a fazer. Ou, dito de outra forma, a Gegeralitat colocou em marcha o processo de declaração unilateral de independência, para a formação de uma república independente de Espanha.
Carles Puigdemont disse ainda que a Europa não pode deixar de olhar para o que se passa na Catalunha e apelou aos países europeus para que não se comportem como se nada estivesse a suceder. Depois da declaração, passada em direto pela televisão catalã, Barcelona entrou de imediato em regime de festa.
Do outro lado da ‘barricada’, alguns juízes catalões querem levar à justiça a polícia da Catalunha, os ‘mossos’, por não terem respondido à ordem de intervenção contra o referendo e a sua realização.
Resta agora esperar qual será a reação dos partidos espanhóis a esta nova tomada de posição da Catalunha, numa altura em que está prevista para a próxima terça-feira uma greve geral com a qual as centrais sindicais pretendem parar todas as atividades.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com