[weglot_switcher]

Carlos Carvalhas e Arménio Carlos deixam comité central do PCP

A lista ao comité central que vai a votos no XXI congresso do PCP, que começa esta sexta-feira em Loures, prevê uma redução dos atuais 144 para os 130 membros, com 19 novos nomes.
26 Novembro 2020, 10h52

O antigo secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) Carlos Carvalhas, o antigo deputado Agostinho Lopes e o ex-líder sindical e dirigente comunista Arménio Carlos vão deixar o comité central do PCP. A lista ao comité central que vai a votos no XXI congresso do PCP, que começa esta sexta-feira em Loures, prevê uma redução dos atuais 144 para os 130 membros, com 19 novos nomes.

Segundo a lista divulgada pelo PCP no jornal oficial “Avante”, o órgão máximo do PCP entre congressos vai ficar com menos 14 membros. Entre as saídas destacam-se a de Carlos Carvalhas, que foi secretário-geral do PCP de 1992 a 2004, depois de ter sido durante dois anos secretário-geral adjunto de Álvaro Cunhal. Destaca-se também a saída de Arménio Carlos, antigo secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP).

Quem também vai deixar o comité central do PCP é o ex-deputado Agostinho Lopes, assim como o histórico e diretor das Edições “Avante” Francisco Melo e os dirigentes Carlos Gonçalves e Luísa Araújo (que chegou a ser equacionada para as presidenciais de 2006).

O antigo eurodeputado João Pimenta Lopes é um dos 18 novos nomes que entram para o comité central. Entram também mais nove mulheres para o órgão máximo do PCP entre congressos, que tem tradicionalmente “uma ampla maioria de operários e empregados, com uma forte componente operária”. O rejuvenescimento neste órgão e o reforço do número de mulheres foram algumas das preocupações na escolha dos novos membros.

A lista deverá agora ser votada no XXI congresso nacional do PCP, que se realiza no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema “Organizar, Lutar, Avançar – Democracia e Socialismo”. O congresso contará com metade dos delegados (600) e não terá a presença de convidados nacionais nem internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.