[weglot_switcher]

Carlos Ghosn exige reforma anual de 800 mil euros à Renault

O ex-presidente da empresa francesa reivindica esta pensão anual e ações derivado dos resultados obtidos em 2015 e nos anos seguintes.
21 Fevereiro 2020, 12h10

O ex-presidente da construtora automóvel Renault, Carlos Ghosn, pretende  reivindicar uma pensão de cerca de 800 mil euros por ano e ações derivado dos resultados obtidos em 2015 e nos anos seguintes, segundo revela o jornal espanhol “Expansión” esta sexta-feira, 21 de fevereiro.

A questão passa por determinar se o abandono das responsabilidades de Ghosn em janeiro de 2019, quando foi detido em Tóquio, acusado de fraude e peculato na Nissan, foi uma renúncia, como a Renault afirma ou não.

De acordo com a versão do ex-CEO, a sua saída deveu-se “para permitir que a Renault funcionasse normalmente” algo que não era possível na medida em que estava preso desde novembro de 2018, mas “dizer que é uma renúncia, é desvirtuar a realidade”. Esta ação já deverá ser em breve formalizada pelos seus advogados e esclarecida perante o Tribunal Comercial de Paris.

Esta não é contudo a única exigência financeira que Carlos Ghosn está a pedir à Renault. O ex-presidente pretende 250 mil euros (equivalente a três meses de salário) porque, quando deixou a empresa há pouco mais de um ano, tinha 22 anos como empregado.

A audiência perante a Magistratura do Trabalho será realizada a 17 de abril. No entanto, a Renault argumenta que, desde 2005, Carlos Ghosn deixou de ser um empregado assalariado quando assumiu o cargo de CEO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.