Carlos Guimarães Pinto deixa liderança da Iniciativa Liberal

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Carlos Guimarães Pinto, anunciou hoje que abandona a liderança do partido, considerando que a sua missão está cumprida no “dia histórico” em que a força política se estreou com uma intervenção no parlamento.

carlos_guimarães_pinto_legislativas_voto
Manuel Fernando Araújo/Lusa

“Não me podem pedir que continue a sacrificar a minha vida por uma causa. Foi um ano intenso em que tive que abdicar de muito para fazer este caminho. Fi-lo numa altura em que ninguém o teria feito. Criei as condições para que outros o possam fazer daqui para a frente com recursos que eu nunca tive e, espero eu, menos sacrifícios pessoais. Não me podem exigir mais”, anunciou Guimarães Pinto na rede social Facebook.

De acordo com o presidente demissionário da IL, “o partido começa agora uma nova fase, com um novo rosto e uma estratégia que tem necessariamente de ser repensada face às novas circunstâncias”.

A IL elegeu João Cotrim Figueiredo deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa, nas eleições legislativas, em que Guimarães Pinto liderou a lista do partido pelo Porto.

A publicação de Guimarães Pinto começa por aludir positivamente à intervenção de Cotrim Figueiredo no debate do programa de Governo hoje no parlamento.

“Hoje pela primeira vez em democracia ouvimos no parlamento a voz de um deputado eleito por um partido liberal.

A resposta azeda de António Costa demonstrou o quanto ele temia o momento em que teria uma efetiva oposição ideológica no parlamento. Tenho a certeza de que, com a distância necessária, o dia de hoje será visto como histórico”, escreve.

 

Ler mais
Relacionadas
joão_cotrim_figueiredo_iniciativa_liberal_legislativas

Iniciativa Liberal desafia PSD e CDS a apresentarem moção de rejeição do programa de governo

Novo partido não pode apresentar uma moção desse género por ter apenas um deputado. Mas João Cotrim de Figueiredo garante que não hesitará em apontar-lhes responsabilidades “pelo que venha a acontecer”.
joão_cotrim_figueiredo_iniciativa_liberal_legislativas

Iniciativa Liberal critica governo comprido, complicado e de continuidade

O deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, assumiu que o discurso proferido hoje pelo primeiro-ministro empossado “só não aumenta as preocupações porque elas confirmam exatamente” o que os liberais temiam que pudesse acontecer com um “Governo de continuidade”.
joão_cotrim_figueiredo_iniciativa_liberal_legislativas

Iniciativa Liberal vai votar contra Programa de Governo

“Já sabemos o que é que o Partido Socialista vai querer fazer, não vai divergir daquilo que foi o seu programa de campanha. A Iniciativa Liberal vai ser sempre uma oposição clara e firme ao socialismo em Portugal”, disse Cotrim de Figueiredo, em entrevista à Lusa.
Recomendadas

União Europeia mantém abertas as fronteiras comuns

Os líderes europeus decidiram manter as fronteiras entre os 27 abertas, mas reforçando as medidas de segurança contra a pandemia.
eleições_legislativas_voto_urna_votar

Eleições presidenciais: Autarquias empenhadas em reforçar mesas de voto

“O Ministério da Administração Interna não tem conhecimento, até ao momento, da inviabilização da constituição de qualquer mesa”, assegurou o gabinete de Eduardo Cabrita ao Jornal Económico.

Rio dá “abanão” ao Governo e diz que decisão de encerramento das escolas só “peca por tardia”

Apesar de reconhecer que governar no atual contexto “não é nada fácil”, Rui Rio diz que “há momentos em que é preciso dar um abanão para ver se o Governo entra na linha”. Deixou ainda críticas à decisão de não haver aulas online, que considera ser o sinal de que o o Executivo não se preparou para o encerramento das escolas.
Comentários