O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) inaugurou esta sexta-feira o novo Web3 Hub, um centro de excelência dedicado a tecnologias emergentes descentralizadas, como a blockchain, em Alvalade.
“Vocês têm um papel na democracia. Descentralizar a web”, disse o autarca de Lisboa, na cerimónia de apresentação, apelando aos inovadores presentes na sala para “dar de volta à sociedade” e lembrarem-se também de quem não tem as mesmas possibilidades, como os sem-abrigo.
“Penso na Web3 como a próxima geração da web e na computação quântica como a próxima geração de computação. Se conseguirmos juntar em Lisboa os dois, tornamo-nos a capital de inovação do mundo”, garantiu Carlos Moedas.
Este hub resulta de uma parceria com as empresas de cowork e eventos Poolside, Kube/CV Labs e Sítio e a sociedade de advogados Cuatrecasas, onde trabalha o presidente da Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas (APBC), Nuno Lima da Luz.
A Poolside, que pode conhecer nesta reportagem do Jornal Económico, é dos um dos três locais onde os gurus da Web3 estarão reunidos, nomeadamente as cerca de 30 startups membros, como a RealFevr e a Talent Protocol.
Os três espaços físicos que compõem este hub – Kube/CV Labs, Poolside e Sítio – situam-se num raio de 50 metros dentro do bairro de Alvalade, mas terão autonomia para criar a sua comunidade independente de empreendedores e ter uma agenda própria de trabalhos, sob coordenação da Unicorn Factory. Porquê é que o hub está distribuído por este trio de coworks? Capacidade para acolher mais startups de Web3 e, consequentemente, mais talento.
“A criação de hubs especializados na cidade de Lisboa têm como objetivo agregar talento startups, investidores, empresas e o mundo académico em áreas de elevado potencial em que Lisboa pode ganhar escala a nível europeu, e assim reforçar a competitividade internacional da Cidade na inovação”, comentou o diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
Depois de um de gaming, este é o segundo hub especializado da Fábrica dos Unicórnios de Lisboa. “Portugal tem conseguido agregar uma forte comunidade internacional de Web3, e, na Unicorn Factory Lisboa temos vindo a trabalhar muito próximo desta comunidade, apoiando startups com uma componente de Web3”, acrescentou Gil Azevedo.
Além da visita guiada do presidente da CML ao espaço, o dia da inauguração do centro de Web3 está a ser marcado por um evento e conferência que conta com a presença de figuras reconhecidas no sector, entre os quais líderes de opinião do ecossistema de inovação e parceiros estratégicos.
Nessa lista de parcerias estão ainda a sociedade de capital de risco portuguesa 3 Comma Capital e a suíça Gaimin, que desenvolveu uma infraestrutura descentralizada para jogos online.
Tal como o JE noticiou no ano passado, a capital portuguesa quer ser o novo destino dos empreendedores da blockchain e preparou um conjunto de iniciativas no âmbito de um projeto que inicialmente se chamaria “Web3 Discrict”, que resulta da cooperação entre a CML, a Startup Lisboa / Fábrica dos Unicórnios (Unicorn Factory) e outros parceiros empresariais.
Federação vai mapear empresas e comunidades Web3 em Portugal
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com