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Carlos Tavares avisa: China pode obrigar Stellantis a fechar fábricas na Europa

Carlos Tavares considera que “se os chineses ficarem com 10% de quota de mercado na Europa, isso representa 1,5 milhões de automóveis, algo que equivale a sete fábricas de montagem. Os construtores europeus ficam com duas opções: ou fecham ou vendem aos chineses.
15 Outubro 2024, 08h58

A concorrência chinesa do sector automóvel europeu poderá obrigar a Stellantis a fechar fábricas na Europa, de acordo com garantia deixada por Carlos Tavares, o português que lidera o construtora automóvel, em entrevista a um diário económico.

Este responsável não exclui o encerramento de fábricas das marcas que fazem parte do grupo Stellantis caso aperte a concorrência da China e defende que o crescimento das marcas automóveis chinesas na Europa não será contida por uma onda de tarifas decididas a nível europeu.

“Não podemos excluir nada”, assegurou o conselheiro delegado da Stellantis quando questionado sobre o possível fecho de fábricas na Europa, apesar de ter dito à “Bloomberg” algo substancialmente diferente: o consórcio não quer abrir mão de nenhuma das icónicas marcas de automóveis.

Carlos Tavares considera que “se os chineses ficarem com 10% de quota de mercado na Europa, isso representa 1,5 milhões de automóveis, algo que equivale a sete fábricas de montagem. Os construtores europeus ficam com duas opções: ou fecham ou vendem aos chineses. Disso ninguém fala”, destacou à agência Efe.

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