[weglot_switcher]

Carlos Tavares deixa administração da Airbus em 2022

“Esta decisão pessoal deve permitir a Carlos dedicar todo o seu tempo profissional para conduzir a Stellantis ao sucesso”, refere esta sexta-feira a empresa do sector automóvel.
  • Carlos Tavares
17 Setembro 2021, 19h26

O executivo português, Carlos Tavares, atual CEO da Stellantis, vai deixar o conselho de administração (CA) da Airbus já em 2022, numa decisão comunicada esta sexta-feira pela empresa automóvel através de comunicado. Carlos Tavares, que já cumprira um mandato no CA da Airbus, justifica a decisão com o compromisso à gigante que nasceu da união entre a ítalo-americana Fiat Chrysler e a francesa PSA.

“Carlos Tavares, CEO da Stellantis, tomou a decisão de renunciar ao conselho de administração da Airbus no final do seu segundo mandato em 2022. Esta decisão pessoal deve permitir a Carlos dedicar todo o seu tempo profissional para conduzir a Stellantis ao sucesso, juntamente com a equipa de liderança, durante este período crítico de transformação na indústria automóvel”, diz a empresa do ramo automóvel.

A criação da Stellantis resulta da fusão entre a FCA – Fiat Chrysler Automobiles e a PSA, que integra a Peugeot-Citroën, concretizada em 16 de janeiro de 2021. Tem sede na Holanda, sendo cotada na Euronext Paris, na Borsa Italiana (Milão) e no New York Stock Exchange, contando com uma forte presença em França, Itália e nos Estados Unidos.

No primeiro semestre, o grupo automóvel teve um lucro de quase 6 mil milhões de euros (5.936 milhões de euros). Segundo a agência “Lusa”, as vendas a recuperarem depois da paralisação provocada pela pandemia, dando-lhes uma perspetiva otimista para os próximos meses: quase quadruplicaram face ao mesmo período em 2020 para 72.610 milhões de euros.

Nos primeiros seis meses do ano passado, a empresa teve perdas de 813 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.