O grupo Stellantis confirmou que o português Carlos Tavares vai deixar as suas funções no grupo em 2026, mas para se reformar e não pelo fim do contrato. Em comunicado, o grupo automóvel confirma que a procura por um novo CEO já arrancou, e que foi criado uma comissão específica para o cargo, estando a mesma a ser liderada por John Elkann.
A procura e escolha por um novo CEO só deverá estar concluída no último trimestre de 2025.
A saída de Carlos Tavares, atualmente com 66 anos, já tinha sido antecipada pela empresa e pelo próprio, sendo que o seu contrato também estaria a chegar ao fim. Muitos rumores circularam de que a Stellantis não estaria satisfeita com o recente desempenho de algumas das marcas do grupo, pelo que a substituição do gestor português poderia estar relacionada com a quebra de vendas e também com a crise que o sector enfrenta.
No entanto, a Stellantis anunciou outras mudanças nos quadros superiores do grupo, com efeito imediato. O objetivo da Stellantis é “simplificar e melhorar o desempenho da organização num ambiente global turbulento”. Por isso mesmo, a companhia franco-italiana-americana decidiu proceder a “alterações organizacionais específicas que vão produzir efeitos imediatos na equipa de gestão”.
O atual diretor de operações na China, Doug Ostermann, foi nomeado para o cargo de diretor financeiro do grupo, em substituição de Nathalie Knight, que vai deixar o grupo. A empresa destaca a experiência de mais de 19 anos de Ostermann na indústria e especificamente em finanças em três grupos internacionais.
Já Gregoire Olivier vai ocupar o lugar deixado por Ostermann na China, mas acumula esta nova função com a atual, de diretor de ligação na Leapmotor. O objetivo é aproveitar o conhecimento especializado de Olivier, bem como a sua experiência no mercado chinês.
Por sua vez, Santo Ficili foi nomeado CEO da Maserati e da Alfa Romeo, além de abraçar o desafio como novo membro da Top Executive Team. O grupo automóvel revela querer aproveitar “o seu vasto conhecimento do sector automóvel e das operações comerciais”.
O único anúncio que ficou a faltar, e que a própria empresa dá conta, é o novo cargo de Davide Grasso.
O grupo automóvel quer “voltar a centrar a empresa nas principais prioridades operacionais e enfrentar com determinação os desafios globais que se colocam ao setor automóvel”.
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