A Carmo & Cerqueira (C.), sociedade de revisores de contas com sede em Vila Nova de Gaia, atuou como Listing Sponsor no processo de admissão à negociação na Euronext Access Lisboa do BlueCrow Growth Fund I – Fundo de Capital de Risco Fechado, gerido pela BlueCrow Capital.
A C. garantiu o apoio técnico necessário à elaboração e submissão do documento que sustenta a operação, e que foi aprovado no passado dia 9 de julho. A sua intervenção envolveu a verificação da integridade, consistência e clareza das informações prestadas, assegurando a conformidade com o Euronext Access Rule Book e as práticas recomendadas para mercados não regulamentados.
A C. (Carmo & Cerqueira) é uma sociedade sediada no Porto de revisores oficiais de contas reconhecida pela sua atuação em auditoria, corporate finance, fiscalidade e serviços especializados de suporte ao mercado de capitais.
Esta operação representa a entrada direta em mercado no segmento Euronext Access Lisboa, “com uma valorização de 167,72 milhões de euros (correspondentes a um valor nominal de 148,3 milhões de euros), posicionando o BlueCrow Growth Fund I como o primeiro fundo de capital de risco a integrar este segmento da bolsa portuguesa”, explica a ROC.
“Este feito reforça a reputação da sociedade como parceira estratégica de empresas nacionais e internacionais no acesso aos mercados de capitais, e no financiamento de projetos de elevado potencial de crescimento”, acrescenta.
O BlueCrow Growth Fund I é um fundo com enfoque estratégico na valorização de empresas com elevado potencial de crescimento, sobretudo nos setores industrial, agrícola, turístico e logístico, com mais de 60% do portefólio investido em PME portuguesas. “Com 98,34 milhões de unidades de participação e uma valorização de 167,72 milhões de euros, a 31 de Dezembro de 2024, o BlueCrow Growth Fund I posiciona-se entre os maiores fundos de capital de risco em mercados MTF europeus. A assessoria da C. destaca-se por potenciar a atração de investimento estrangeiro e dinamizar o segmento Bolsa de PME em Portugal”, refere o comunicado.
“É com grande sentido de responsabilidade que acompanhamos este marco para o ecossistema financeiro nacional, ao assegurar o cumprimento de todos os requisitos regulamentares e de mercado exigidos pela Euronext Access”, diz José Carmo, partner da auditora.
“Esta admissão comprova o nosso compromisso em fornecer soluções de corporate finance de elevada qualidade. Cada fase foi executada com o rigor técnico e a visão estratégica que caracterizam o nosso trabalho”, reforça.
“A admissão do BlueCrow Growth Fund I à negociação na Euronext Access Lisboa representa um passo inédito no mercado de capitais português. Pela primeira vez, um fundo de capital de risco fechado, gerido de forma independente, passa a estar cotado no mercado Euronext, o que reflete não apenas a evolução da nossa atividade, mas também a crescente sofisticação do ecossistema de investimento nacional”, refere António Mello Campello, Partner da BlueCrow Capital.
“Este momento simboliza o reforço do nosso compromisso com a criação de valor a longo prazo, assente numa gestão rigorosa e numa abordagem de proximidade aos ativos em que investimos. A entrada em bolsa promove uma maior transparência e abre a porta a novas soluções de liquidez, dando também visibilidade internacional aos projetos portugueses presentes no portefólio do Fundo”, acrescenta.
Segundo a auditora a sua intervenção, neste âmbito, “prende-se com o planeamento e coordenação integral do processo de admissão, nomeadamente a gestão do dossier de admissão, o timing de calendarização e a articulação com a equipa de admissões da Euronext e com a Interbolsa, interagindo ainda com a CMVM, sempre que necessário”.
Inclui ainda a realização de uma due diligence completa à entidade a admitir, assegurando total conformidade com o Regulamento do MTF de Euronext Access e o apoio na conceção e revisão de prospetos, em colaboração com a J+Legal – Sociedade de Advogados, SP, RL.
Em maio de 2024, a C. tornou-se a primeira empresa portuguesa acreditada como Fund Sponsor na Euronext Dublin, e a primeira entidade estrangeira, fora do Reino Unido, a assumir este estatuto – reconhecimento que reforça a sua capacidade técnica e prestígio no contexto europeu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com