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Carros elétricos: Empresas de leasing mais que duplicam preços com baixo valor de revenda

A “Reuters” salientou que em agosto de 2021 o aluguer de um carro elétrico de 45 mil euros ficava em 284 euros por mês e agora está em 621 euros.
elétricos
13 Agosto 2024, 13h52

O baixo valor de revenda de um carro elétrico tem levado a que as empresas de leasing tenham mais do que duplicado os preços nos últimos três anos. Apesar disso empresas do sector receiam fechar portas se os reguladores forçarem oferta elétrica demasiado cedo, avança a “Reuters“. A agência noticiosa salientou que em agosto de 2021 o aluguer de um elétrico ficava em 284 euros por mês e agora está em 621 euros.

A agência noticiosa sublinhou que o aumento do preço para aluguer de um carro elétrico surge numa altura em que ocorrem cortes nos subsídios para a aquisição de novos veículos elétricos em mercados como a Alemanha, algo que tem afetado as vendas e também o processo de transição elétrica desejado na Europa.

O CEO da empresa de leasing automóvel Ayvens, Tim Albertsen, afirmou, citado pela “Reuters”, que se o sector for “muito pressionado” para que tudo “seja elétrico muito cedo” teme que os acionistas digam que “não querem correr esse risco” e isso levaria a que a empresa saísse do mercado. A Ayvens tem como um dos seus acionistas o banco Societe Generale, e possui uma frota de 3,4 milhões de veículos, sendo que cerca de 10% são elétricos.

A “Reuters” salientou que 60% dos automóveis novos, independentemente do tipo de motorização, são alugados, citando um estudo da Dataforce, o que mostra a importância das empresas de leasing. No caso de veículos elétricos esse valor sobe para os 80%.

Citando dados da Dataforce, nos 16 mercados europeus onde é possível identificar registos de frotas, onde se inclui Alemanha, Grã-Bretanha, França e Espanha, 60% dos novos veículos elétricos são para frotas empresariais e compradores comerciais. Se estivermos a falar de mercados que não possuem subsídios para veículos elétricos, para compradores privados, o peso das empresas é mais elevado, tendo em conta que por exemplo na Grã-Bretanha e na Bélgica, a aquisição de elétricos por particulares representam 23% e 8% das novas compras, em 2023.

A “Reuters” acrescentou que os valores de revenda de veículos elétricos na Alemanha, em junho, estavam 24% abaixo dos níveis de pré-pandemia e 30% mais baixos na Grã-Bretanha. Isto gera preocupação nas empresas de leasing tendo em conta que o preço do leasing leva em conta a depreciação de um veículo durante a vigência do contrato, e também os preços de revenda estimados. Se os preços forem mais baixos do que o previsto no fim do leasing, as empresas terão um impacto financeiro superior ao estimado, explica a agência noticiosa.

O vice-CEO da Arval, Bart Beckjers, empresa que é detida pelo banco BNP Paribas, salientou que a empresa já foi “forçada a aumentar os preços” devido a “valores residuais mais baixos”.

A “Reuters” salientou que o aluguer de um veículo elétrico de 45 mil euros, custava 284 euros por mês, em agosto de 2021, o que contrasta com os 473 euros de um modelo a combustível fóssil, contudo agora o custo do veículo elétrico passou para os 621 euros, e o a combustível fóssil ficou em 468 euros, tendo em conta os dados do CAR Center Automotive Research.

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