Os carros híbridos-elétricos atingiram uma quota de mercado na União Europeia de 34,6%, no que diz respeito às novas matrículas registadas até outubro, de acordo com os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), divulgados esta terça-feira.
Por outro lado, os automóveis movidos a gasolina e a gasóleo registaram uma quebra de 46,3% para os 36,6% até outubro face ao ano anterior. Por outro lado, os elétricos a bateria subiram a sua quota de 13,2% para os 16,4%. Em termos absolutos foram registados mais híbridos-elétricos do que veículos a gasolina e gasóleo (3,1 milhões contra 2,4 milhões).
No que diz respeito aos novos registos de carros na União Europeia, a ACEA salienta que os volumes totais “continuam muito abaixo” dos níveis pré-pandemia, até outubro. Contudo em outubro verifica-se uma subida de 5,8% nos novos registos para os 916.609, face ao ano passado.
“A quota de mercado dos carros elétricos a bateria atingiu os 16,4% no acumulado do ano, mas ainda está abaixo do ritmo necessário nesta fase da transição. Os veículos híbridos-elétricos lideram como a opção de motorização mais popular entre os compradores, com os híbridos plug-in a continuarem a ganhar força”, refere a instituição, em referência aos dados até outubro.
Por fonte de energia, a ACEA salienta que até outubro os carros elétricos a bateria representavam 16,4% da quota de mercado na União Europeia, o que representa uma subida face aos 13,2% do ano anterior. Já os automóveis híbridos-elétricos tiveram uma quota de 34,6% enquanto que o peso dos automóveis a gasolina e a gasóleo caiu dos 46,3% para os 36,6%.
Quanto aos carros elétricos até outubro foram registados 1.473.447 novos automóveis elétricos a bateria. “Os quatro maiores mercados da União Europeia, que em conjunto representam 62% dos registos de automóveis elétricos a bateria, apresentaram crescimento: “Alemanha (+39,4%), Bélgica (+10,6%), Países Baixos (+6,6%) e França (+5,3%)”, referem os dados da ACEA.
Até outubro assistiu-se a uma subida no registo de novos automóveis híbridos-elétricos na União Europeia para as 3.109.362 unidades, que é justificado pelo crescimento nos quatro maiores mercados: “Espanha (+27,1%), França (+26,3%), Alemanha (+10,3%) e Itália (+8,9%)”, sublinha a ACEA.
“Os registos de automóveis elétricos híbridos plug-in continuam a crescer, atingindo 819.201 unidades no mesmo período. Este crescimento foi impulsionado pelo aumento do volume em mercados-chave como Espanha (+109,6%), Itália (+76,5%) e Alemanha (+63,4%). Como resultado, os carros elétricos híbridos plug-in representam agora 9,1% dos registos automóveis na União Europeia, contra 7% no ano passado”, sublinha a associação.
A ACEA refere que a variação anual em outubro de 2025 apresentou “um aumento de 38,6% para os automóveis totalmente elétricos e de 9,4% para os automóveis híbridos, enquanto os híbridos plug-in registaram um aumento de 43,2%”.
Os registos de automóveis a gasolina caiu 18,3%, até outubro, motivado pelas quebras nos principais mercados. “A França registou a queda mais acentuada, com um declínio de 32,3% nas matrículas, seguida pela Alemanha (-22,5%), Itália (-16,9%) e Espanha (-13,7%)”, salienta a associação.
“Com 2.459.151 automóveis novos matriculados até à data, a quota de mercado dos veículos a gasolina desceu para 27,4%, face aos 34% do mesmo período do ano passado. Da mesma forma, o mercado de automóveis a diesel apresentou uma queda de 24,5%, resultando numa quota de 9,2% no acumulado do ano até outubro de 2025. Além disso, a variação anual até outubro de 2025 mostrou uma queda de 14,3% para os veículos a gasolina e de 21,9% para os veículos a diesel”, acrescenta a ACEA.
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