A Área Metropolitana de Lisboa disse adeus ao Lisboa Viva e inaugurou o Navegante. Não do modelo de transporte mas sim do próprio cartão de transporte, mais conhecido por passe. O modelo de funcionamento é o mesmo do Lisboa Viva, apenas a imagem do título de transporte é nova.
A alteração foi realizada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, a empresa encarregue pela intermodalidade e interoperabilidade dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa e do sistema de bilhética. Desta forma, a marca Navegante está presente nos novos cartões e nos tarifários.
No entanto, a alteração foi unicamente a pensar numa imagem mais concisa para toda a AML, simplificando a linguagem e comunicação, mando o modelo mensal, metropolitano, municipal ou família.
A adoção deste novo bilhete não é obrigatória para já, uma vez que os Lisboa Viva continuam operacionais até à data de validade presente nos mesmos.
A nova visão dos transportes de Lisboa antecipa as mudanças que estão previstas acontecer em 2022 no transporte rodoviário coletivo da Grande Lisboa, onde todas as empresas se juntam e passam a ser Carris Metropolitana. Assim, todos os autocarros que vão circular na AML, além de passarem a utilizar o mesmo passe, vão ser também iguais, seguindo o modelo da atual Carris.
A Carris Metropolitana surge com um investimento de 1,2 mil milhões de euros, um montante que visa aumentar o serviço em 40% face a 2019, verificando-se a existência de mais carreiras e circulações em todos os municípios e a integração de autocarros mais eficientes e modernos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com