[weglot_switcher]

“Casa Aberta” alarga inscrições para utentes com idade igual ou superior a 18 anos (com áudio)

A comunicação divulgada hoje, surge na sequência da decisão hoje anunciada de vacinar universalmente os jovens entre os 12 e 15 anos.
  • Mário Cruz/Lusa
10 Agosto 2021, 14h34

A modalidade “Casa Aberta” da Direção-Geral da Saúde (DGS) que permite aos utentes dirigirem-se a um centro de vacinação aderente, foi alargada para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos, que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses. A atualização, que passa agora a incluir todos os maiores de idade em território nacional, surge depois de ter sido anunciado a alargamento a utentes com 25 ou mais.

A comunicação divulgada hoje, surge na sequência da decisão hoje comunicada de vacinar universalmente os jovens entre os 12 e 15 anos,  e da chegada de um reforço de vacinas ao país, em resultado das recentes negociações do estado português com alguns países europeus.

Assim, a modalidade “Casa Aberta” passa a estar a partir de hoje, dia 10 de agosto, disponível para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 18 anos.

Tal como anunciado ontem, no âmbito da modalidade “Casa Aberta”, foi criado um sistema de senhas digitais que passa a estar disponível na esmagadora maioria dos centros de vacinação Covid-19 existentes em Portugal Continental. Este sistema vem permitir aos utentes evitar a espera numa fila para ser vacinado.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta” é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência.

Na solicitação da senha digital, o utente deve ter em atenção o seguinte:

  • Antecipadamente consultar no portal da afluência e verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde;
  • Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista;
  • As segundas doses serão sempre no local da primeira dose.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.